No âmbito do programa «Dieta Mediterrânica Todo o Ano» acontece, no dia 21 de janeiro, pelas 15h, uma visita à oficina do mestre José Domingos Horta, construtor de acordeões, na companhia do Presidente do Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, João Pereira.
O «som do Algarve», o corridinho, talhado à sombra do regime estado-novista, baseia-se nas sonoridades deste instrumento. No entanto, o seu alcance vai muito mais além que o estereótipo forjado institucionalmente. O acordeão foi, e continua a ser, o mote para escolas, formações musicais, desde ranchos a bandas de jazz. Mestrias e saberes que, correndo ao sabor dos dedos, transmitem-se de geração em geração. Também a população se afeiçoou ao seu som no terreiro de baile, integrando desta feita a memória social da comunidade.
O acordeão, pela sua capacidade musical, é o acompanhamento preferencial de várias formações musicais, entre elas os grupos de Charolas que percorrem as ruas da cidade e aldeias de Tavira, e restante Algarve, durante as festividades do Ano Novo. Sonoridades e festividades cíclicas entranhadas nas vidas mediterrânicas.
«Dieta Mediterrânica Todo o Ano» é um programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que tem como objetivo divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica. Pretende-se, na perspetiva da sustentabilidade (social, ambiental e económica), dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes-fazeres e as ameaças à sua continuidade, assim como explorar, experimentar e saborear. O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações culinárias e nutricionais (as cozinhas mediterrânicas), mostras fílmicas, oficinas de arte e artesanato, entre outras atividades em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos. 
As atividades, promovidas pelo Município de Tavira, contam com a colaboração dos habitantes locais e a parceria de outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico. A coordenação do programa é de Luísa Ricardo, antropóloga do Município de Tavira.