A Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel recebe, no dia 14 de janeiro, a sessão «Democracia e Liberdade Económica – Que Amanhã?», pelas 15h30. Será um momento de debate e reflexão em torno dos acordos comerciais CETA/TTIP/TISA que propõem legalizar a submissão do poder político europeu perante os interesses económico-financeiros internacionais.
O município de São Brás de Alportel declarou-se Zona Livre dos acordos comerciais CETA/TTIP/TISA (Acordo Integral de Economia e Comércio; Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento; Acordo do Comércio e Serviços, respetivamente) no seguimento da proposta apresentada pela Assembleia Municipal a 23 de novembro. Negociados em segredo e omitindo esclarecimentos aos cidadãos, estes tratados ameaçam a qualidade de vida da população mundial e a preservação dos recursos naturais, com vista a beneficiar financeiramente alguns grupos privados. Para além disso, estes acordos representam uma ameaça à democracia e aos direitos humanos, ao ambiente e saúde pública, à segurança alimentar, ao controlo financeiro e colocam em risco o futuro das pequenas e médias empresas.
Para alertar consciências e dar a conhecer possíveis alterações regulamentares no comércio internacional, a Biblioteca Municipal acolhe esta sessão «Democracia e Liberdade Económica», na qual as alternativas propostas no filme «Demain/Amanhã», realizado, em 2015, por Cyril Dion e Mélanie Laurent, serão o ponto de partida para a reflexão e o debate em torno de um assunto que interfere com o futuro de todos nós.