No dia 20 de fevereiro de 2016, a Câmara Municipal de Lagoa realizou, no Centro de Congressos do Arade, a Gala Lagoa Cidade do Vinho 2016, em que foi apresentado o livro «De Vento em Pipa – Quando o Vinho e o Homem Inventaram Lagoa», editado pela autarquia. A obra de investigação expõe a forma como o vinho e a vinha, com determinação, foram construindo Lagoa desde a antiguidade clássica até aos nossos dias. Livro cartonado e profusamente ilustrado – com fotografias inéditas e gravuras de diferentes séculos pertencentes ao espólio da Biblioteca Nacional – que aborda de forma inovadora a realidade vinícola de Lagoa, é de autoria da fotógrafa e investigadora de etnobotânica Susana Neves.
Esta obra foi agora nomeada «Best Wine Book of the Year» (entre os livros editados em Portugal) pelo júri dos «Gourmand Awards 2016», tendo sido considerado pelo presidente do concurso, Edouard Cointreau, “uma obra-prima em português e em inglês”, sublinhando que “irá atrair muitos visitantes a Lagoa”. Na segunda etapa deste prestigiado prémio – única competição internacional do setor, com inscrição aberta a editores em todas as línguas e em que participam livros de 205 países – o livro representará Portugal, concorrendo com os melhores dos outros países, para a atribuição do título de «Melhor Livro do Mundo».
A cerimónia terá lugar, a 28 e 29 de maio, em Yantai, na China, pelo segundo ano consecutivo, depois de já se ter realizado em Frankfurt, Paris, Perigueux, Versailles, Sorges, Loire Valley (Angers), Barcelona, Grythyttan (Suécia), Kuala Lumpur, Pequim e Londres. Os «Gourmand World Awards», conhecidos como os «Óscares dos livros de cozinha», foram fundados em 1995 por Edouard Cointreau e distinguem os melhores livros de cozinha e de vinhos, editados no ano anterior em papel ou formato digital, assim como programas televisivos de culinária.