Está feito o balanço dos apoios financeiros concedidos a clubes e associações desportivas do concelho de Albufeira durante o ano de 2016. No total, a autarquia investiu cerca de 170 mil euros na celebração de Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo. A verba, que contemplou 16 clubes e coletividades do Concelho, destinou-se a apoiar um total de 2894 desportistas - dos quais 1790 são atletas federados - e 32 modalidades.
O investimento representou um acréscimo de aproximadamente 20 por cento em relação a 2015, sendo que os valores são atribuídos em função de critérios definidos previamente pela Câmara Municipal com base nos seguintes indicadores: número de atletas federados, número total de praticantes, modalidades desportivas praticadas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e respetivo grau de formação e, ainda, os resultados desportivos alcançados durante o último ano. Este ano, para além do aumento do número de atletas (na época de 2015 foram apoiados 2300 desportistas), verificou-se, igualmente, o crescimento do número de modalidades promovidas pelos diversos clubes e coletividades, que criaram as condições necessárias à prática de Futebol, Futsal, Basquetebol, Atletismo, Voleibol, Andebol, Patinagem Artística, Karaté, Kung Fu, Tae Kwon Do, Defesa Pessoal, Tai Chi, Boxe, Muay Thai, Jiu Jitsu, Ciclismo, Cicloturismo, BTT, Ténis, Squash, Ténis de Mesa, Danças de Salão, Natação, Triatlo, Ginástica Rítmica e Acrobática, Hip Hop, Judo, Vela, Wind Surf, Stand Up Padle, Boady Board, bem como diversas atividades de Fitness dirigidas a crianças, adultos e idosos.
A somar à verba atribuída a cada clube individualmente, a Autarquia presta ainda apoio a nível logístico, promocional, disponibilização de transporte e de combustível, bem como a cedência gratuita de instalações para realização de treinos e jogos. A realização dos Contratos-Programa insere-se no âmbito do Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo (PAAD) no concelho, medida que tem por objetivo apoiar e valorizar o trabalho dos clubes na promoção do acesso ao desporto, quer ao nível da formação e ocupação dos tempos livres dos jovens, fomentando hábitos de vida saudáveis, quer na vertente da competição. “Graças à recuperação financeira do Município foi possível, este ano, aumentar a verba em cerca de 20 por cento, o que evidencia um esforço significativo e que é revelador das preocupações do atual executivo, que considera o desporto uma área prioritária”, destacou Carlos Silva e Sousa.
Recorde-se que para além do investimento disponibilizado no apoio aos clubes e associações desportivas, a Autarquia tem vindo a apostar na criação de mais e melhores infraestruturas, bem como na organização de eventos a nível nacional e internacional. Assim, no primeiro fim de semana de fevereiro estão previstos dois dos grandes acontecimentos do calendário desportivo municipal: no dia 3, está de regresso mais uma edição da Gala do Desporto, que se realiza novamente no Pavilhão Desportivo de Albufeira e, mais tarde, no dia 5 de Fevereiro, o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, na pista das Açoteias, e que este ano inclui a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato.