O Teatro das Figuras, em Faro, iniciou a sua programação de 2017 com a peça «O Terrorista Elegante», levada a cena, no dia 5 de janeiro, pelo «Comuna Teatro de Pesquisa». Ao longo de sensivelmente hora meia assistimos à história de um homem que está preso acusado de ligações a uma organização terrorista, depois de ter saltado para a pista do Aeroporto de Lisboa.
A Polícia Judiciária e a CIA, serviços secretos norte-americanos, investigam, pois há indícios inquietantes da sua filiação ao famigerado Estado Islâmico. Um livro chamado «Minas e Armadilhas» e uma mulher irmã de um dirigente do ISIS estão no centro da apreensão.
Charles Poitier Bentinho, angolano de 45 anos, é o suspeito, permanecendo sempre a dúvida se será culpado ou inocente. As polícias competem entre si pela custódia do preso, ambas pressionadas por poderes superiores para uma rápida resolução do caso. Enquanto isso, o homem fala com os pássaros da janela da sua cela, consciente de que em toda a terra há céu e que em todo o céu há pássaros.
O drama adensa-se, há histórias antigas a envolver os próprios agentes portugueses, metem-se os assuntos do coração no enredo e Charles Poitier Bentinho é finalmente deportado para os Estados Unidos para ser julgado.

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__91