A Câmara Municipal de Castro Marim inaugura, no dia 20 de janeiro, pelas 15h, uma iniciativa de promoção da leitura e aproximação à Biblioteca Municipal de Castro Marim com um fundo documental muito peculiar. De facto, «O livro Roubado» dá o mote para o surgimento de pequenas réplicas da majestosa Biblioteca Municipal de Castro Marim nas ruas, que disponibilizarão ao público livros integrantes de um fundo doado à biblioteca por alguém que hoje terá um percurso marcado à conta de um livro roubado por seu pai, nos anos 40, em Moçambique.
Estas minibibliotecas estarão em alguns pontos do concelho de forma que os leitores interessados possam levar consigo um livro sem data de devolução marcada, fazendo-o substituir por outro, numa tentativa de se criar uma rede de cultura e conhecimento de fácil acesso e interação. Podem ser policiais ou histórias de amor. Há quem prefira a poesia ou o fantástico, ou mesmo um simples guia de viagem, tendo todos eles em comum o facto de terem sido alvo de uma doação.
O objetivo é inspirar os futuros leitores a «roubarem» o livro sem ser necessário recorrer a empréstimo formal, à luz da história do doador do referido fundo documental, agora denominado «Um livro Roubado». Foram entregues à biblioteca aproximadamente 500 livros por Ivan Dias, realizador de cinema, que, num ato de desapego à sua biblioteca particular, a entregou a Castro Marim, para si, terra mítica, que o encantara desde a sua primeira visita, quase anónima, na descoberta das raízes do Paco de Lucia, num trabalho de produção para o CLAZZ LISBOA, Madrid e México.
Os livros disponíveis são sinalizados com um autocolante e um panfleto que contextualiza a iniciativa e que convida o leitor a conhecer a Biblioteca Municipal, onde se encontra todo o fundo documental residente. A Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal de Castro Marim pretendem que o livro vá ao encontro das pessoas e se cruze com elas. Numa fase posterior, ambiciona-se ligar esta iniciativa à ação «Bookcrossing», um conceito mundialmente conhecido e que consta da prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem e possam ler, libertando-o depois e assim sucessivamente. O lançamento da iniciativa será enriquecido com a presença do conhecido contador de histórias Jorge Serafim.