Os Cantares dos Reis, que tiveram lugar na Igreja de São Sebastião, no dia 5 de janeiro, foram uma iniciativa da responsabilidade da Freguesia de São Gonçalo de Lagos para que não se deixasse perder esta tradição. Este ano, o evento contou com oito atuações, de nove grupos de cantares, oriundos de várias freguesias do concelho, designadamente: Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere, Clube Artístico Lacobrigense, Academia de Música de Lagos, Grupo dos Amigos do Chinicato, Grupo Entre Amigos, Paróquia de São Sebastião, Grupo Cantar das Portelas e Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio e Grupo Coral de Lagos (atuação conjunta).
Na ocasião, e intercalando com as várias atuações, foram entregues os prémios aos vencedores dos Concursos de Decoração de Árvores de Natal e Montras de Natal dinamizados pela ACRAL e cujos prémios foram patrocinados pelo Município. Tanto a Presidente da Câmara Municipal, Maria Joaquina Matos, e a Vereadora com a área da Cultura, Sara Coelho, sublinharam “o sentido de cooperação e estreita articulação que existiu entre as várias entidades envolvidas na programação da Animação de Natal” (Município, ACRAL, Freguesia de São Gonçalo de Lagos), o que tornou possível a dinamização das diferentes atividades. “Mostrou existirem condições, iniciativa, força e criatividade para que em 2017 essa programação possa ser ainda mais enriquecida, dinâmica e inovadora, transformando Lagos em Cidade Natal”.
Em jeito de avaliação, as autarcas consideraram terem sido dados passos muito significativos com esta parceria no sentido da promoção de um espírito de união, comunhão e participação dos agentes culturais, educativos, empresariais e até dos cidadãos, a título individual, no processo de dinamização cultural e comercial da cidade e do concelho em época festiva, assim como do embelezamento temático do espaço público.  Também a Coordenadora Local da ACRAL, Sandra Oliveira, agradeceu a colaboração e participação de todas as entidades, sublinhando a grande participação de entidades nos dois concursos (28 participantes em cada um), assim como a não menos expressiva participação do público na votação dos trabalhos a concurso.
Em representação da entidade promotora dos Cantares dos Reis, Carlos Saúde, Presidente da Freguesia de São Gonçalo de Lagos, deixou os seus agradecimentos aos grupos de cantares participantes, assim como à Paróquia de São Sebastião pela disponibilização da Igreja onde a atividade decorreu, conferindo dignidade ao evento e um maior conforto para o público presente.