Decorreu, no dia 8 de janeiro, entre Castro Marim e Odeleite, a Caminhada pela Grande Rota do Guadiana, uma iniciativa da Câmara Municipal e da Associação Odiana, para encerramento da exposição patente na Casa do Sal, «Travessias e Peregrinações com o Peregrino Algarvio». O percurso, coincidente com parte da GR15 – Grande Rota do Guadiana, insere-se numa estratégia de promoção do Turismo da Natureza, e interliga-se com um pacote de Pequenas Rotas, promovidas pela ODIANA em parceria com o Município de Castro Marim.
Com um percurso de 22 quilómetros, a caminhada reuniu cerca de 200 participantes e o percurso, possível de fazer por qualquer interessado, passa por espaços naturais, áreas protegidas, aldeias, ribeiras, charcos de beleza inigualável, um percurso de contemplação da natureza e também de espiritualidade. Esta iniciativa surge ainda no âmbito da instalação do marco dos Caminhos de Santiago em Castro Marim, o percurso que a Associação Odiana agora normaliza e vai sinalizar até Mértola, ação integrada num projeto candidatado ao INTERREG V.
Para além de estimular outras pessoas movidas pela mesma vontade de descoberta e autodescoberta, sugerindo a peregrinação como um dos caminhos possíveis para o efeito, os promotores, pretendem dar a conhecer à sua população local e outros visitantes, o seu património natural e cultural.