Sob o mote «Sol, praia…e segurança! Até quando teremos praias?», a equipa da EurOcean, fundação que integra 13 grandes instituições europeias de investigação em ciências e tecnologias do mar, vai realizar um workshop sobre erosão costeira e turismo. A ação acontece no Café Aliança, em Faro, no dia 21 de janeiro, entre as 12h e as 17h e marca o início dos eventos sobre RRI (Responsible Research and Innovation) que o projecto MARINA (Marine Knowledge Sharing Platform for Federating Responsible Research and Innovation Communities) organizará até 2018 em Portugal.  
No workshop participarão representantes do Estado, agentes do turismo, cientistas, organizações ambientais, gerentes de empresas e cidadãos, que serão envolvidos numa troca de ideias sobre vários aspetos da gestão costeira e do turismo para, em conjunto, definir um plano de ação, cujas medidas e sua priorização terão de respeitar as perceções e interesses de todos. Ao longo dos próximos três anos, o projeto MARINA, cujo financiamento provém do programa comunitário Horizonte 2020, procurará implementar a RRI em assuntos marinhos pertinentes para a sociedade em toda a Europa. Tais incluem alterações climáticas, energias renováveis, turismo, pesca e aquacultura, poluição marinha, exploração do fundo do mar, entre outros. 
A RRI consiste numa abordagem inovadora a todo o processo de investigação científica e apoia-se em seis pilares: envolvimento de todos os stakeholders incluindo cidadãos, acesso total aos resultados da ciência, ensino de ciência, igualdade de géneros, ética e novos modelos de governação que contemplem os pilares anteriores. Pressupõe que a ciência dê mais repostas às mais importantes questões da sociedade, algo que se pretende venha a ser definido por todos. É precisamente isso que vai suceder no Café Aliança, já no dia 21 de janeiro. 
A União Europeia, ao tornar a RRI numa das suas prioridades até 2020, pretende criar condições para que seja possível retirar mais retorno do investimento feito em ciência e, assim, ajudar cidadãos, governantes e empresários a melhor intervir, tomar decisões e gerir empresas. O MARINA contribuirá para este fim também através de uma plataforma de partilha pública de conhecimento semelhante a uma rede social, que será disponibilizada em breve.