O livro «Paco de Lucía – El Hijo de la Portuguesa», uma biografia autorizada do eterno génio da guitarra e mestre absoluto do flamenco contemporâneo, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Castro Marim, no dia 20 de janeiro, pelas 21h. O escritor, jornalista e autor desta biografia, Juan José Téllez, já viu o seu trabalho reconhecido em vários prémios jornalísticos e literários e entre as suas diversas obras literárias destacam-se «Medina y otras memórias» (Valência, 1981), o ensaio «Paco de Lucía, Retrato de familia con guitarra» (1994), «Transatlântico» (Madrid, 2000), «Las Causas Perdidas» (2005), «Las Grandes Superficies» (2010).
Paco de Lucía, reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, tinha em Castro Marim as suas raízes, mais concretamente em Monte Francisco, terra que viu a sua mãe, Luzia, nascer. É nesta ligação que a autarquia de Castro Marim criou o «Festival de Lucía», amadrinhado pela fadista Mariza, e investe em promover outras iniciativas socioculturais ligadas ao grande nome de Paco de Lucía. A encerrar a apresentação do livro, o prestigiado acordeonista João Frade e o guitarrista Lukk Meulema, num magnífico momento musical.
A apresentação da biografia «Paco de Lucía – El Hijo de la Portuguesa» é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim, integrada no Programa Algarve 365, da Região de Turismo do Algarve.