Elsa Serra vai estar na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, no próximo dia 18 de fevereiro, sábado, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30, para promover a oficina de natureza teórico-prática de promoção e animação da leitura «A história que quero contar». Sendo cada vez mais importante implementar novas técnicas para interagir com o público e motivar para a leitura, esta iniciativa pretende dar resposta a questões como “Como contar uma história?” ou “Porquê contar uma história?”.
Ao longo desta oficina serão abordadas várias técnicas de contar histórias, interligando a leitura silenciosa e a leitura em voz alta, desenvolvendo a capacidade de interpretação e a dicção. De uma forma descontraída, os participantes serão convidados a analisar as suas dúvidas e receios ao contar uma história. Serão abordados os vários percursos e métodos e as diversas opções para cativar a atenção de quem ouve, procurando situar as leituras e os seus públicos diversos, o infantil, juvenil e o de adultos.
No dia anterior, 17 de fevereiro, Elsa Serra irá dinamizar três sessões de contos – «Onde as histórias se encontram» - que decorrerão também na Biblioteca de Loulé. Nestas sessões de histórias, que têm por objetivo motivar os mais novos para o livro e para a leitura, vai-se viajar entre histórias tradicionais e a leitura de contos ilustrados, bem como o aprimorar o gosto das crianças pelos livros e pelo universo mágico das histórias. As sessões destinam-se aos alunos do pré-escolar (9h30) e do 1.º Ciclo (11h e 14h).