Considerando a aposta na educação como uma das suas prioridades, o executivo municipal de Lagoa pretende continuar a garantir o direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar no Concelho de Lagoa, promovendo e criando medidas de democratização do ensino. Nesse sentido, no dia 16 de janeiro, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins e o Vereador da Educação, Luís Encarnação, visitaram os jardins-de-infância e as escolas básicas do 1.º ciclo da rede pública, entregando um Kit Escolar a todos os alunos que as frequentam.
Os 953 alunos do 1.º ciclo receberam um conjunto composto por mochila, caderno A4 de capa dura e argolas, caixa de 12 lápis de cor e caixa de canetas de feltro. Os 301 alunos do pré-escolar foram presenteados com uma lancheira, um conjunto de pasta de modelagem, caixa de lápis de cera e caixa de aguarela com pincel, para as suas atividades diárias.
Ao longo de 2017 Lagoa celebra o seu Património sob o lema «Olhar o passado, rumo ao futuro!» com a realização de diversas iniciativas no sentido de incentivar todos os lagoenses para a defesa e valorização do património histórico-cultural e ambiental. Esta ação junto dos jardins-de-infância e escolas é a primeira no âmbito da ação e coesão social em Lagoa, contemplando aqueles que são os futuros agentes da preservação e regeneração dos recursos de um Município cuja história vai muito para além da atribuição da carta régia, por D. José, no ano de 1773.