Vai ser oficialmente inaugurado em Aljezur o novo Gabinete de Apoio À Vítima, no dia 20 de janeiro, pelas 16h, com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino. O GAVA insere-se na estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género, apresentando-se como uma resposta territorializada na área da violência, em harmonia com o V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (2014-2017).
No âmbito da estratégia nacional foi assinado entre a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e 16 outras entidades, entre as quais os Municípios de Aljezur e de Odemira e a TAIPA, um Protocolo para a implementação de uma Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género, nos concelhos de Aljezur e Odemira. Este novo espaço irá funcionar em instalações municipais e era há muito uma vontade do Município de Aljezur, não só pela ausência de uma resposta de proximidade às vítimas, mas também pela necessidade de intervir articuladamente no âmbito da formação, sensibilização e aprofundamento do conhecimento com todas as entidades governamentais com competência em matéria de proteção social, educação e segurança, envolvendo ainda outros parceiros locais de carater não-governamental, mas que no terreno estão também envolvidas com esse desígnio.
O GAVA, que já existia no concelho de Odemira, passa a estar disponível também em Aljezur com uma equipa técnica adequada, de apoio às vítimas de violência doméstica e de género, com pessoal técnico e administrativo necessário ao seu funcionamento, da responsabilidade da TAIPA. As vítimas terão apoio técnico, psicológico e de advocacia, que estará disponível pelo menos uma vez por semana e também em situação de emergência. O Protocolo assinado com a SECI, além de prever a criação e funcionamento dos Gabinetes de Apoio à Vítima nos dois concelhos, prevê ainda a realização de campanhas de sensibilização para a comunidade e as escolas e de um Plano Intermunicipal para a Igualdade, que envolverá o Município de Odemira e o Município de Aljezur.