Cerca de um terço dos alimentos que são produzidos em todo o mundo são desperdiçados, enquanto milhões vivem com fome. Neste urgente combate, o Município de São Brás de Alportel integra o projeto europeu «Não desperdices o nosso futuro», em parceria com a Associação IN LOCO e os Agrupamentos de Escolas de Faro e São Brás de Alportel.
No âmbito deste trabalho, teve lugar no Mercado Municipal, no dia 30 de novembro, o workshop «Zero Desperdício Alimentar na Cozinha», dirigido a famílias acompanhadas pelos serviços sociais, numa parceria entre a Câmara Municipal, a Associação In Loco, a Associação de Defesa do Consumidor (DECO), o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e apoio do Intermarché de São Brás. O local ideal para sensibilizar a comunidade são-brasense para a urgência em controlar o desperdício alimentar é, sem dúvida, o local onde se inicia o processo do consumo e são feitas as compras – o Mercado Municipal. Aqui, técnicos da autarquia e de entidades parceiras divulgaram conteúdos sobre o tema em discussão, na tentativa de sensibilizar os participantes para um problema que afeta todo o mundo. 
No workshop, Sandra Rodrigues, da DECO, desvendou alguns conselhos sobre como reduzir o desperdício alimentar nas nossas casas. A sessão culminou com uma demonstração gastronómica de aproveitamento de alimentos seguida pela prova, que contou com a participação do Chefe Ricardo Bernardo, acompanhado pelos alunos do curso profissional de Cozinha e Pastelaria do Agrupamento José Belchior Viegas. Esta sessão foi concretizada no âmbito do projeto europeu «Não Desperdices o Nosso futuro», um programa de combate ao desperdício alimentar com quase dois anos de trabalho de avaliação, diagnóstico e de sensibilização junto da comunidade.
Direcionado para agregados familiares que são acompanhados pelos Serviços Sociais do município, o workshop foi mais uma das inúmeras atividades realizadas com o objetivo de alertar consciências e reeducar a nossa população para a urgente necessidade de aproveitar todos os alimentos produzidos de modo a reduzir o desperdício alimentar no mundo. O Município de São Brás de Alportel continua a abraçar esta nobre missão e tem desenvolvido, junto de diversas entidades, preciosas parcerias como aconteceu recentemente com protocolos de colaboração entre o Agrupamento de Escolas, o Exército de Salvação, a Santa Casa da Misericórdia e o supermercado Intermarché de São Brás, que permite dar um destino solidário aos excedentes de alimentos, distribuídos junto das famílias mais carenciadas do concelho.