Cerca de 1500 pessoas assistiram aos 10 concertos de música para órgão que, durante o final de outubro e todo o mês de novembro, animaram várias igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira. Os organistas Nuno Alexandrino, João Paulo Janeiro, Rafael Reis, Tiago Ferreira e Tadeu Filipe foram os protagonistas desta edição do Festival de Órgão do Algarve, juntamente com Filipa Oliveira e o Coral Adágio.
Depois de oito anos de festival na cidade de Faro, nesta primeira edição do evento estendida à região foi possível conquistar público novo para usufruir de música para órgão, cativar munícipes para a preservação de instrumentos que são património, divulgar música portuguesa e erudita e espalhar pelo Algarve o entusiamo pelos órgãos históricos. As igrejas, quase sempre cheias, mostraram-no bem. Falta assim, segundo a Associação Cultural Música XXI, apenas um pequeno passo para que algum organista tome a ousadia de se fixar no Algarve e reinicie a escola deste instrumento na região. 
O Festival de Órgão do Algarve 2016 contou com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros Antena 2, Sul Informação, Rua FM e Hotel Faro. Teve a parceria da Ordem do Carmo e Cabido da Sé de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e Misericórdia de Tavira. Foi organizado pela Associação Cultural Música XXI.