A última sessão de 2016 do «ALGARVE PELO CALEIDOSCÓPIO: ciclo de divulgação artística» realiza-se a 9 de dezembro, pelas 21h30, e levará à Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines o Grupo Coral de Lagos. Ao todo foram nove as sessões que levaram às diversas freguesias do concelho de Silves (à exceção de Silves e Armação de Pêra, que contam com uma programação regular durante todo o ano) a vida, as tradições, a cultura e o imaginário do Algarve. Conceitos estético-musicais muito distintos, a troca de experiências e a (re)descoberta de outras músicas, estilos, ritmos e posturas em placo, permitiram não apenas a descentralização cultural, mas ainda que músicos e público alargassem horizontes e beneficiassem, por assim dizer, de um tipo de formação informal, sobre aquilo que de mais genuíno tem a região algarvia, sobre todas as curiosidades e saberes das populações locais.
O Grupo Coral de Lagos nasceu, em 1976, sob a orientação do Maestro José Maria Pedrosa e teve a sua estreia oficial a 10 de junho de 1977, com a realização do I Festival de Coros do Algarve. Desde esta data, tem atuado por todo o país e no estrangeiro, participando em vários encontros corais e outros acontecimentos culturais. A atividade de maior relevo continua a ser a organização do Festival de Coros do Algarve, uma realização anual que ocupa já um lugar de grande destaque entre as manifestações culturais da região e tem trazido ao Algarve alguns dos mais conceituados agrupamentos corais nacionais e estrangeiros.
Entre os vários maestros que já conheceu e os vários países e festivais por onde já passou, o Grupo Coral de Lagos gravou e editou, em 2000, um CD de música coral intitulado «Terra Morena». Em julho de 2007, já sob a direção da atual Maestrina, Vera Batista, participou no I Festival de Canto Popular e Folclórico, em Itália (I Castelli Incantati), sendo um dos 10 coros escolhidos para o Concerto de Encerramento, que teve lugar no Teatro Quirino, em Roma, no dia 7 de julho desse ano. O Grupo Coral de Lagos conta com cerca de 35 elementos.