A Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional Regional do ALGARVE 2020, integrado no Acordo de Parceria do Portugal 2020, reuniu pela sétima vez a 30 de novembro, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro, para apresentar os resultados atualizados aos responsáveis comunitários e nacionais. “As aprovações de candidaturas já atingem, em termos de compromissos, cerca de 24,6 por cento da dotação total do ALGARVE 2020 (319 milhões de euros) no final de outubro”, sublinha Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve e da autoridade de gestão, acrescentando ainda que: “Especificamente no contexto do Sistema de Incentivos a Empresas, as aprovações registadas representam perto de metade da dotação programada e encontram-se aprovados 268 projetos de empresas, num total de 302 projetos aprovados”.
Esta Comissão é responsável pelo acompanhamento do desempenho do ALGARVE 2020, integrando a Agência de Desenvolvimento e Coesão (AD&C), e é composta por um conjunto alargado de atores relevantes para a região, dos quais se destacam representantes dos municípios, de instituições de ensino superior, dos parceiros económicos e sociais e da sociedade civil, incluindo do setor ambiental. Como habitualmente, antes deste encontro, Rosaline Bernon, Desktop Officer da EU, efetuou visitas a projetos cofinanciados. Em Santa Catarina da Fonte do Bispo deslocou-se ao Hotel Rural Quinta do Marco e em Faro inteirou-se do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).
No Algarve, estão aprovados 11 Planos de Ação de Reabilitação Urbana, onde estão previstas um conjunto de operações públicas e privadas a desenvolver nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) identificadas como prioritárias pelos Municípios.