A Biblioteca Municipal Lídia Jorge e o Gabinete da Juventude de Albufeira (localizado nas Piscinas Municipais) planearam um conjunto de atividades de modo a dar resposta aos tempos livres dos seus utilizadores. Crianças e jovens podem, durante as suas férias de natal, usufruir de diversas iniciativas às quais não falta, nem diversão, nem criatividade. 
Através do Gabinete da Juventude, os jovens entre os 11 e 18 anos de idade podem usufruir do programa de 19 a 30 de dezembro. As inscrições, sujeitas a um limite de 20 vagas, deverão ser feitas online até ao dia 14, sendo que cada atividade tem um custo parcial associado. O Município de Albufeira comparticipa na maioria das despesas, para além do transporte, monitorização e materiais necessários à realização das mesmas atividades.
Para quem desejar todas as atividades, o programa fica em 37,20 euros, sem alimentação, e oferece uma visita à Quinta Eventos, em Tavira, atividade de hipismo no Real Picadeiro, bowling e karting, uma visita Turística e Cultural a Beja, cinema no Fórum Algarve e ainda a inesquecível experiência de uma pista de gelo no Fórum Algarve. Os interessados deverão contactar o GAJ por email: gaj@cm-albufeira.pt, ou pelo número 961 624 528.
Na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, já começaram também as inscrições para o programa «Férias escolares + Diversão = Biblioteca», destinado a crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos de idade que pretendam frequentar oficinas durante a manhã (10h-13h) ou à tarde (15h-18h). As oficinas da manhã constam de «Decorações de Natal Recicladas» (dias 20 e 21) e de «Lembranças de Natal Recicladas» (dias 22 e 23). À tarde, haverá entre os dias 19 e 23 uma oficina para a construção de fantoches a partir de uma História de Natal.