No centro de São Brás de Alportel, a reabilitação do antigo Quarteirão 4 Olhos é um objetivo há muito ansiado pelo Município para valorizar a história local e dar uma vida nova ao coração da vila. Com este objetivo, a autarquia encontra-se a desenvolver toda uma estratégia de requalificação de edifícios e refuncionalização deste espaço.
A Reabilitação do edifício da antiga e tão emblemática retrosaria tradicional Renascente (vulgarmente conhecida por loja «4 Olhos») é uma das ações deste projeto, no âmbito do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, recentemente aprovado pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional – CCDR Algarve. O projeto visa seguidamente requalificar os edifícios adjacentes, que acolherão no futuro Centro de Incubação de Empresas e Empreendedorismo de São Brás de Alportel, um projeto da maior importância para a criação de emprego e a dinamização da economia local, desenvolvido ao abrigo do Plano de Ação de Desenvolvimento dos Recursos Endógenos (PADRE).
A criação de uma Cozinha Comunitária, para apoio aos produtores locais, espaço polivalente e formação e acolhimento das mais diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo; e a refuncionalização de espaços para atividades culturais são outros projetos para o local. A valorização do Quarteirão incluirá também a reabilitação do pátio interior do Quarteirão, que acolherá uma Bolsa de Estacionamento e infraestruturas complementares às atividades de dinâmica cultual e económica que se desenvolverão no Quarteirão. Este pátio interior, até ao momento sem acesso do exterior, e comportando alguns riscos para a saúde e segurança pública, passará a estar aberto à comunidade, constituindo um novo polo de atividade sociocultural e económica.
A requalificação do Quarteirão «4 Olhos» complementa a intervenção de Requalificação do Largo de São Sebastião e Ruas adjacentes, outra das operações integradas no PARU - Plano de Ação e Regeneração Urbana, cuja 1ª fase já está em curso e que constitui o núcleo central de toda esta estratégia de revitalização do centro urbano de São Brás de Alportel. Valorizar o património e a identidade cultural do centro histórico, e ao mesmo tempo potenciar a atratividade turística deste espaço e criar condições para incrementar maior dinâmica económica e sociocultural, são os objetivos desta estratégia global que a Câmara Municipal de São Brás de Alportel está a desenvolver.