O Município de São Brás de Alportel aprovou, por unanimidade, no dia 23 novembro, em sessão de Assembleia Municipal, reduzir a taxa de Imposto sobre Imóveis (IMI) para 0,42% para os prédios urbanos, uma redução face à taxa em vigor em 2016 (no valor de 0,44%), na sequência de uma proposta previamente aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Na mesma reunião foi ainda aprovada a redução da taxa do Imposto Municipal de Imóveis, aos agregados familiares com dependentes.
A redução do valor pago pelas famílias é estipulada em conformidade com o número de dependentes a cargo. Nas famílias com um dependente a dedução foi fixada em 20 euros, com dois dependentes a taxa chegou aos 40 euros e, nas famílias com três ou mais dependentes, a redução é de 70 euros. A redução das Taxas de IMI tem naturalmente implicações ao nível das receitas da autarquia, contudo, esta opção, segundo refere o edil são-brasense Vítor Guerreiro “centra-se na qualidade de vida das famílias são-brasenses, que valem mais do que números”.
Recorde-se que São Brás de Alportel tem um dos mais baixos valores de transferências do orçamento de Estado na região e reduzidas receitas próprias, em virtude de não estar situado na costa. “Temos que encarar as nossas escolhas e estratégias a longo prazo e é nesta estratégia que o bem-estar das famílias são-brasenses estará sempre em primeiro lugar. As limitações orçamentais serão sempre encaradas com seriedade, rigor e transparência e muito trabalho para que se aproveitem fundos e oportunidades que fazem a diferença. É assim que trabalhamos, a pensar no futuro do município como um todo e não apenas como a soma das diversas partes que o compõem”, reforçou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.