A Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, foi distinguida pela Liga dos Bombeiros Portugueses com o «Crachá de Ouro», uma das mais altas e significativas distinções atribuídas por esta entidade. A cerimónia de entrega decorreu na Gala do 90.º Aniversário dos Bombeiros de Portimão, no dia 19 de novembro, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, onde a Liga dos Bombeiros Portugueses reconheceu publicamente Isilda Gomes com a referida distinção, enaltecendo a sua disponibilidade e apoio aos bombeiros.
Segundo a fundamentação que sustentou esta condecoração, a Presidente da Câmara é distinguida pela prática de atos e serviços relevantes de inquestionável contributo para a dignificação da causa dos Bombeiros, nos diversos cargos de decisão política que vem desempenhando ao longo dos últimos anos. A sua ação política na estreita ligação com o setor dos Bombeiros contribuiu, em diversos momentos, de forma decisiva, para o engrandecimento dos Bombeiros Portugueses, em especial na Região do Algarve, enquanto Governadora Civil, e agora em particular para com os Bombeiros de Portimão, enquanto Presidente da Câmara Municipal.
Isilda Gomes destacou-se igualmente no Algarve pela sua estima e determinação na valorização dos Bombeiros, na viabilização de diversos projetos de âmbito regional com vista ao financiamento e reequipamento do sector dos Bombeiros e o desenvolvimento de ações de valorização e requalificação nesta área. Enquanto Autoridade Municipal de Proteção Civil, e com base num diagnóstico criterioso das necessidades, foram evidenciados os esforços que Isilda Gomes desenvolveu, tendo estabelecido um quadro de cooperação com os Bombeiros de Portimão, assente em contratos-programa que visam suprir o hiato de financiamento, quer para o desenvolvimento da atividade e funcionamento do Corpo de Bombeiros, assim como para preconizar um plano de Reequipamento anual adequado à realidade dos meios e recursos existentes e à procura operacional característica de um destino turístico internacional. 
Ressalte-se que a Liga Portuguesa dos Bombeiros trata-se da Confederação das Associações e Corpos de Bombeiros de toda a natureza, voluntárias ou profissionais, que interpreta a vontade do coletivo, procurando, através dos meios ao seu alcance, obter benefícios de diversa ordem – materiais, financeiros e sociais – tendentes a melhorar e a dignificar a ação dos bombeiros e das suas estruturas, ao serviço das comunidades. A atribuição do «Crachá de Ouro» não é frequente, ocorrendo apenas em casos de comprovada relevância.