«Cidades educadoras, atividades criativas e inclusão social» é o tema da conferência integrada no Ciclo «Horizontes do Futuro», apresentada pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky, a ter lugar a 29 de novembro, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Nascido em França, em 1944, Gilles Lipovetsky é professor agregado de Filosofia desde 1970. É «Cavaleiro da Legião de Honra» (2003), a maior distinção concedida pela República Francesa, e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Sherbrooke (Canadá), em 2001, Universidade Nova Búlgara de Sófia (Bulgária), em 2005, Universidade de Aveiro (Portugal), em 2013, Universidade de Vera Cruz (México), em 2015, Universidade Autónoma das Caraíbas Barranquilha (Colômbia), em 2015, e Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), em 2015. Foi membro do Conselho Nacional dos Programas Escolares (Educação Nacional Francesa) até 2005 e, ainda, membro do Conselho de Análise da Sociedade, junto do Primeiro-Ministro Francês. Desempenha também as funções de Consultor da Associação (francesa) do Progresso na Gestão. 
Gilles Lipovetsky tem realizado numerosas conferências sobre «Ética dos Negócios» para grupos industriais e bancários em França, Espanha. Canadá, Argentina e México. Tem assegurado, igualmente, diversos seminários de investigação, em várias cidades e universidades – Madrid, Barcelona, Nova Iorque, Montreal, México, S. Paulo, Buenos Aires, Santiago do Chile e Singapura - sobre o individualismo, o luxo, o consumo e modos de vida. Teórico da Hipermodernidade, é autor dos livros «A Era do Vazio», «O luxo eterno», «A terceira mulher», «O império do efémero», «A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo», entre outros. Nas suas principais obras, sobretudo em «A Era do Vazio», analisa uma sociedade pós-moderna, marcada, segundo ele, pelo desinvestimento público, pela perda de sentido das grandes instituições morais, sociais e políticas, e por uma cultura aberta que caracteriza a regulação «cool» das relações humanas, em que predominam tolerância, hedonismo, personalização dos processos de socialização e coexistência pacífico-lúdica dos antagonismos - violência e convívio, modernismo e «retro», ambientalismo e consumo desbragado.
A Conferência terá tradução simultânea e será coordenada e sintetizada por Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve e presidente do Conselho Europeu de Línguas. A entrada é livre.