Decorrem até ao dia 31 de dezembro de 2016 as candidaturas para a Bolsa de Apoio ao Teatro 2017, iniciativa da Autarquia de Loulé dirigida aos grupos de teatro amador e/ou profissional do Concelho de Loulé, com personalidade jurídica. Os grupos candidatos deverão apresentar propostas de espetáculos de teatro inéditos, ou seja, que nunca tenham sido apresentados. O grupo terá obrigatoriamente de fazer três representações, no âmbito do programa do CENÁRIOS - Mostra de Teatro, promovida pela Câmara de Loulé, com início no mês de março de 2017.
Nas propostas a apresentar, os candidatos deverão ter em conta a adequação das peças aos mais variados públicos, a diversidade do Concelho, as dimensões e equipamento técnico dos palcos, o tempo de duração do espetáculo (máximo 90 minutos), o tempo de montagem e desmontagem do espetáculo, bem como a utilização da língua portuguesa como idioma dominante no texto da peça. As propostas deverão ser enviadas para a Divisão de Cultura, Bibliotecas e Arquivo da Câmara de Loulé, Rua Vice-Almirante Cândido dos Reis, nº 36, 8100 Loulé. Em cada candidatura deverão constar dados técnicos das peças, nomeadamente o título da peça, nome do encenador, sinopse, duração, número de elementos intervenientes e respetivos nomes, entre outros.
A verba total a atribuir aos grupos é de 25 mil euros, sendo que sete mil e 500 euros são para aquisição de material de som e luz, três mil euros para aluguer de material de som e luz e 14 mil e 500 euros para as produções. A todos os apurados será igualmente atribuído um subsídio para despesas tidas com alimentação e deslocação. A verba é atribuída mediante a pontuação dada após análise dos critérios de avaliação realizada por um júri composto por uma individualidade de reconhecida idoneidade artística e por dois técnicos da Autarquia. O conteúdo, a criatividade/originalidade, a adequação aos espaços dos espetáculos e público e o currículo do grupo/encenador são os critérios de avaliação para atribuição do apoio.