A Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL promoveu o workshop «ExperienceInnovation», no dia 22 de novembro, utilizando um simulador de inovação. Esta nova abordagem ao design de serviços e sistemas centrados nas pessoas, junto da administração local, foi uma estreia a nível europeu.
O conceito de «Design Thinking», que foi explorado durante o workshop, procura trabalhar a capacitação de novas competências através da mudança de perspetiva ou do modelo organizacional a utilizar, promovendo a aquisição de conhecimentos práticos e adequados ao planeamento e gestão do «ciclo de inovação». Por sua vez, o simulador de inovação é um sistema avançado desenvolvido pela reputada IDEO que permite desenvolver novas competências e analisar o impacto de determinadas ações num processo, possibilitando avaliar o nível de adesão à inovação.
Trata-se de uma abordagem nova que se centra nas ambições e desejos dos destinatários, com o objetivo de melhor definir as soluções e deste modo integrar as mesmas no processo de inovação. Segundo a empresa «ExperiencePoint», a AMAL é pioneira, no domínio da Administração Local, na aplicação do simulador fora do continente americano, juntando-se a um grupo ainda restrito composto pelas cidades de Washington DC, capital dos EUA, e Otava, capital do Canadá. Com o workshop «ExperienceInnovation», assente num modelo colaborativo centrado nas pessoas, a AMAL procurou maximizar, junto dos seus técnicos e os dos municípios que participam em projetos intermunicipais, a integração de processos de inovação com sucesso, bem como a sua incorporação nas suas estratégia e cultura organizacional.
Encabeçado pela AMAL e cofinanciado pela Secretaria de Estado da Administração Local no âmbito do Despacho n.º 5119-B/2015, o Projeto #MaisPartilha visa preparar a concertação, agregação ou integração operacional para disponibilização de serviços numa lógica multimunicipal padronizada e eficiente, dando sequência aos projetos já promovidos no domínio da Modernização Administrativa e aprofundando a aposta neste domínio para projetos futuros.