A fase de votação do segundo Orçamento Participativo de Lagos chegou ao fim, no passado dia 30 de setembro, tendo sido apurados cinco projetos, no valor global de 142 mil e 500 euros. O executivo municipal propôs ainda, em reunião pública, o apuramento de um sexto projeto para integrar o Orçamento Municipal para 2017.
Os projetos vencedores do Orçamento Participativo 2017 foram a criação de um Parque Biossaudável em Odiáxere, o Ajardinamento do Largo frente à Creche e Jardim de Infância – Odiáxere, a aquisição de uma Viatura Lagos Ecológico para as antigas freguesias de São Sebastião e Santa Maria, a Requalificação da Rua 25 de Abril e Rua das Parreiras em Bensafrim e o projeto Barão Convida – espaço de artes e tradições em Barão de S. João. Para além destes, o executivo municipal levou para aprovação, em Reunião de Câmara do dia 12 de outubro, a proposta para o apuramento do projeto 16, cujo valor é de 50 mil euros e consiste num Espaço de Criação para Jovens e Oficinas partilhadas no Espaço Jovem, pertencente às antigas freguesias de São Sebastião e Santa Maria (uma vez que existia um remanescente de 60 mil nestas freguesias urbanas).
Durante quatro semanas, estiveram em votação 12 projetos, devidamente validados pela equipa técnica da autarquia. O Orçamento Participativo pretende incentivar a cidadania ativa, promovendo a participação e envolvimento dos cidadãos nas dinâmicas de governação local e na definição de prioridades, e garantir a sua intervenção no processo de decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais. Para além de algumas alterações/atualizações ao documento que regulamenta as regras do OP, está também a ser estudada a possibilidade do valor remanescente (não financiado) neste Orçamento poder ser acrescido à verba do próximo OP.