O Dia Mundial da Alimentação foi assinalado, no dia 16 de outubro, em São Brás de Alportel e marcou o início de uma parceria solidária, entre o Agrupamento de Escolas e o Intermarché de São Brás, para combater o desperdício alimentar e ajudar quem mais precisa. No âmbito do projeto europeu «Não Desperdices o nosso Futuro», no qual participam os Municípios de São Brás de Alportel e de Loulé, a Associação In Loco, o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a comunidade são-brasense deram assim mais um passo frente nesta urgente batalha.
Numa primeira fase serão doados pela Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos excedentes de sopa, que reverterão para o Serviço Solidário de distribuição de sopa do Exército de Salvação, uma das instituições que integra a Plataforma Local de Ajuda Alimentar, sediada na Loja Social e coordenada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, com o apoio de diversas entidades. Por seu lado, o Intermarché de São Brás doará excedentes de pão e frutas, que enriquecerão esta distribuição de sopa, bem como de legumes e frutas que reverterão para a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, entidade que integra a mesma plataforma local, através do refeitório social e da cantina social, valências muito importantes no concelho para ajudar as famílias mais carenciadas.
O hipermercado Intermarché irá assegurar ainda a entrega de excedentes de produtos secos (como massas, arroz, produtos enlatados), leite, congelados e produtos diversos, à Loja Social, os quais reverterão para a distribuição regular junto das famílias que beneficiam dos cabazes de alimentos. Estas novas parcerias representam um novo passo num caminho que se vai construindo com pequenos gestos e mudanças de comportamento, no sentido de sensibilizar a sociedade para as consequências do desperdício alimentar, que atualmente se traduz num terço da alimentação mundial. Com vista a alertar para esta problemática, a Comissão Europeia promoveu o ano de 2014 enquanto «Ano Contra o Desperdício Alimentar», uma missão que continua a ser abraçada pelo Município de São Brás de Alportel e que conta com o apoio de inúmeras entidades a nível local e regional.