São Brás de Alportel aderiu à Campanha «Cidades Resilientes», um projeto de partilha de boas práticas a nível nacional e internacional com vista a reduzir os riscos e as vítimas de catástrofes. Assumir este compromisso permite reconhecer o investimento e o trabalho que o concelho algarvio tem vindo a desenvolver nos últimos anos na área da proteção civil.
A Campanha prevê o cumprimento dos objetivos estabelecidos no Quadro de Ação de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, aprovado por cerca de 200 países, e a implementação dos «10 Princípios da Cidade Resiliente», numa estratégia concertada para a prevenção, preparação e mitigação de riscos ao nível local. No município de São Brás de Alportel tem vindo a ser implementado um conjunto de boas práticas desenvolvidas de acordo com o documento «10 Passos Essenciais para construir São Brás de Alportel – Município Resiliente», uma iniciativa que, entre muitos outros fatores, aborda a gestão do risco de incêndio florestal, a promoção de um trabalho próximo da comunidade residente e fundamentou a criação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel decidiu aderir à campanha «Cidades Resilientes», à semelhança de outros municípios do país, com o propósito de aumentar a resiliência no concelho e alertar as comunidades para o papel a desempenhar por cada um de nós nesta matéria. Procurar envolver os agentes e parceiros locais e regionais e a comunidade académica e científica é outro dos objetivos, uma vez que o reconhecimento das características de cada localidade é fundamental para definir uma prevenção adequada. 
Na próxima quinta-feira, dia 13, assinala-se o Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais e o Município de São Brás de Alportel vai aderir à iniciativa proposta pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e assinalar a efeméride com o exercício público de cidadania «A Terra Treme». Deste modo, às 11h06 decorrerá a simulação de um sismo para apelar aos munícipes que recordem os procedimentos a adotar antes, durante e depois de uma ocorrência deste género. A redução do risco de acidentes graves e catástrofes, bem como o decréscimo do número de vítimas associadas, é uma preocupação constante da Câmara Municipal e tem motivado o desenvolvimento de uma estratégia profunda assente na formação, identificação e prevenção para tornar São Brás de Alportel um concelho ainda mais resiliente e seguro.