O Quarteto Contratempus apresenta no Teatro das Figuras, no dia 21 de outubro, «Os dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio», uma ópera buffa (cómica) em um ato, portuguesa e contemporânea, que conta com encenação de António Durães, composição de Nuno Cortê-Real e libreto de Mário João Alves. A obra é uma criação que envolve todos os instrumentistas em cena, também eles na qualidade de atores, apela a uma interação com o público durante o espetáculo e inclui a participação especial de elementos de grupos de teatro amador das cidades em que é apresentado, sendo que em Faro contará com a participação do Grupo de Teatro Lethes. 
Um grande propósito do Quarteto Contratempus é fazer proliferar uma ópera mais acessível, que consiga chegar a mais público. Este coletivo considera que, ao trabalhar o humor em cena, essa proximidade consegue-se de uma forma descontraída, mantendo sempre a qualidade e seriedade do objeto de criação que é oferecido ao público. O grupo de música contemporânea foi fundado em 2008 pelos músicos, Teresa Nunes (Soprano), Crispim Luz (Clarinete), Susana Lima (Violoncelo) e Brenda Vidal Hermida (Piano), no contexto académico da ESMAE, no Porto.
Este projeto transpôs as fronteiras académicas, de forma a fazer chegar a um público mais alargado a arte sublime que é a música. O Quarteto Contratempus dedica-se a produzir e interpretar obras de música contemporânea e tem vindo a trabalhar com inúmeros compositores, libretistas e encenadores nomeadamente Fernando Lapa, Daniel Moreira, João Guilherme Ripper, Fátima Fonte, Nuno Cortê-Real, António Durães, Mário João Alves, Tiago Schwäbl, entre outros. As suas criações estrearam em Portugal, Espanha e Brasil.