Pelo 9.º ano consecutivo, a Associação Cultural Música XXI organiza o Festival de Órgão, estendido este ano aos concelhos de Portimão, Tavira e Loulé, para além de Faro. O evento decorrerá entre 28 de outubro a 26 de novembro, com 10 concertos distribuídos por diversas igrejas da região com órgãos de tubos em condições de serem tocados em público.
Portimão acolhe o concerto inaugural do evento, a 28 de outubro às 21h30 na Igreja Matriz, com a participação do organista Nuno Alexandrino e do Coral Adágio, grupo residente na cidade e dirigido pelo maestro António Alves. No programa, destaque para a exigente obra «Stabat Mater», de João Rodrigues Esteves (1700-1751), para Coro e Órgão. O concerto seguinte na Igreja Matriz terá lugar a 11 de novembro às 21h30, com o organista Rafael Reis. Numa apresentação a solo, serão interpretadas obras da escola organística italiana, portuguesa, e inglesa.
Este Festival tem vindo a ganhar público, ao longo dos anos, através de um conceito que alia a música de intérpretes conceituados a elementos patrimoniais de grande valor. A envolvência das belezas e pormenores arquitetónicos e artísticos do interior dos templos que acolhem este evento único na região do Algarve oferece a possibilidade de fruição de órgãos históricos, património singular de elevado valor e de características únicas, alguns de referência além-fronteiras.