Estão a decorrer, até a 4 de Novembro, as candidaturas para o Programa de Apoios ao Associativismo do Município de Faro destinado às associações de cariz social, cultural, desportivo e juvenil do concelho. Podem apresentar candidatura, nas respetivas áreas, todas as associações sem fins lucrativos que se encontrem nas condições previstas no Regulamento de Apoio ao Associativismo do Município de Faro. Os formulários, bem como o respetivo regulamento, encontram-se disponíveis na página do Município de Faro.
Para 2016, está prevista a atribuição de cerca de 600 mil euros, o dobro do valor do ano transato, a que se somam os apoios administrativos e logísticos às atividades desenvolvidas. O programa suporta, de uma forma transparente e criteriosa, as atividades levadas a cabo no corrente ano. Pretende-se desta forma criar condições para o crescimento, inovação e descentralização das atividades levadas a cabo por estas coletividades, de modo a estimular a participação pública e reconhecer a importância das associações pela sua contribuição para a formação desportiva, cultural, juvenil e social.
O programa de apoio financeiro ao associativismo, retomado o ano passado, significa o recuperar de uma ajuda ao movimento associativo do concelho interrompida em Faro durante muitos anos, em resultado da precária situação financeira da autarquia.