A Câmara Municipal de Loulé formalizou, no dia 14 de outubro, a adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, uma associação que integra neste momento 34 municípios portugueses, assumindo-se como um fórum de partilha e de discussão de questões com impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. O momento decorreu na Vidigueira, no âmbito do 19.º aniversário da Rede.
A visão de que a promoção da saúde se rege por princípios de cooperação intersectorial, solidariedade, equidade e sustentabilidade, impeliu os municípios a procurarem em conjunto respostas para problemas comuns. Assim, a missão desta Rede é apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.
Os seus objetivos estratégicos sustentam-se nos dois objetivos estratégicos da Saúde 2020: melhorar a saúde para todos e reduzir as desigualdades em saúde e, por outro lado, melhorar a liderança e a governança participativa para a saúde. O desenvolvimento de um Roteiro Nacional para a Saúde é um dos projetos da Rede neste ciclo autárquico.
Considerando que o Município de Loulé, no âmbito das suas competências, tem desempenhado um papel ativo e significativo na área da saúde e desenvolvido um trabalho em parceria que tem permitido uma maior intervenção dos cidadãos, esta adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis reveste-se de grande importância. Refira-se que na região algarvia, para além de Loulé, apenas os municípios de Lagoa e Castro Marim (que também formalizou a adesão no dia 14 de outubro) fazem parte desta Rede.