Depois de terem celebrado uma Carta de Geminação, os municípios de Loulé e Créteil promoveram um debate sobre o futuro em comum, numa sessão que teve lugar, no dia 8 de outubro, na Sala da Assembleia Municipal, moderado por Vítor Nero, presidente do NERA. Perante a presença da comitiva francesa que visitou o Concelho de Loulé, do executivo municipal e deputados de Loulé, alguns empresários, representantes de associações, escolas e público em geral, os dois autarcas falaram sobre os concelhos que lideram e quais poderão ser os pontos de aproximação que poderão ser aprofundados com este ato formal que, a partir de agora, serão de e para todos os cidadãos.
Laurent Cathala, presidente de Créteil, começou por falar do município que lidera há 40 anos. Com 90 mil habitantes, localizado a 15 quilómetros do Aeroporto de Orly, Créteil conheceu um importante desenvolvimento nas últimas décadas. É aqui que se situa uma das mais importantes universidades da zona de Paris. Em termos económicos, destaca-se o facto de ser uma cidade que tem mais emprego do que população ativa e também por ter uma importante rede de transportes públicos. Politicamente, Créteil integra no seu executivo oito conselheiros e três representantes da oposição.
No que diz respeito à Cultura, aquela que será uma das áreas de ação desta geminação, aqui encontra-se o segundo maior teatro da região parisiense, bem como um centro de dança. O movimento associativo é forte, seja em termos culturais, socais, desportivos ou económicos. O autarca sublinhou que, a nível desta cooperação entre os dois municípios, “há muitas potencialidades na área da educação, poderão ser criados projetos educativos”. Em Créteil, há sete escolas do segundo grau de ensino e, após visitar o Colégio Internacional de Vilamoura, Laurent Cathala acredita que intercâmbios entre estas instituições poderão ser profícuos.
Tal como Loulé, Créteil é uma cidade virada para o desporto, ali praticando-se 36 modalidades e alguns dos seus atletas conquistaram medalhas olímpicas, nomeadamente no ciclismo. “Com esta geminação, Loulé passará a ter uma montra na região de Paris para que os franceses possam conhecer o que há neste município”, frisou Laurent Cathala, sublinhando ainda a importância da comunidade francesa radicada no Val de Marne, no contexto desta cooperação e nas futuras trocas previstas.
Por seu turno, Vítor Aleixo falou da diversidade do Concelho de Loulé que a comitiva de Créteil teve a oportunidade de apreciar durante a visita que realizou, com passagens pelas resorts turísticos de excelência como Vilamoura, Vale do Lobo e Quinta do Lago, onde o golfe tem uma grande importância no contexto europeu, pela cidade de Loulé e também pela zona da serra com as suas típicas aldeias como Alte ou Querença. O responsável louletano destacou a visita ao Colégio de Vilamoura, uma instituição privada multicultural, com alunos de 50 nacionalidades diferentes, e que é um modelo da qualidade de ensino, mas referiu que também a rede de escolas públicas do Concelho de Loulé “reúne excelentes condições”.
Relativamente ao acordo firmado com Créteil, Vítor Aleixo destacou a convergência em inúmeras situações, nomeadamente “a grande identidade de pontos de vista, na partilha, nos valores”. Quanto ao futuro quadro de desenvolvimento desta geminação, o responsável português considerou que o mesmo terá de ter “uma forte componente económica”, até porque, na sua génese, estão dois empresários: Armando Lopes e Reinaldo Teixeira. Apesar de França ter um maior desenvolvimento do que Portugal, o que permitirá que Loulé possa aprender muito com Créteil, Vítor Aleixo é da opinião que, no plano económico, o município francês poderá também “tirar algumas vantagens já que os nossos empresários têm muito para dar”.
O responsável do NERA deixou alguns dados importantes sobre a região algarvia no contexto nacional. Sendo o turismo o primeiro setor de exportação da economia portuguesa, o Algarve representa cerca de 45 por cento do turismo no nosso país, o que manifesta bem as potencialidades da economia regional, onde cabem igualmente áreas como a agricultura, construção ou transportes. Também a Universidade, com 18 mil estudantes, constitui uma importante estrutura económica. Loulé é o maior e mais importante município algarvio em termos económicos; das 50 mil empresas do Algarve, 20 por cento estão sediadas no Concelho de Loulé.
A França é o quarto mercado turístico de Portugal e, nos últimos anos, houve um aumento de 20 por cento e turistas franceses no Algarve. “Com esta geminação, acreditamos que quando os empresários franceses conhecerem a nossa economia e as oportunidades existentes, podemos ter aqui mais investimento francês”, sublinhou Vítor Neto. Os três novos voos por semana vindos de Paris no Aeroporto de Faro podem ser mais um contributo para o futuro desta cooperação.