O Diálogo Estruturado é um processo que promove o debate conjunto entre jovens e decisores públicos sobre as prioridades, implementação e acompanhamento da cooperação europeia no domínio da juventude. É um mecanismo de consulta e auscultação que deve sustentar a política de juventude, quer a nível europeu como nacional.
A ECOS-Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento, CRL é responsável pela implementação de três sessões intermunicipais de diálogo estruturado no Algarve (sotavento, centro e barlavento). A sessão de dia 6 de outubro, uma das 36 agendadas a nível nacional, decorreu no Espaço Jovem de Lagos e contou com a participação de cerca de 50 jovens de diferentes concelhos da zona do barlavento da região, tendo sido dinamizada através de metodologias ativas e de partilha com base na Educação Não Formal. 
Recorde-se que o V Ciclo de Diálogo Estruturado é um processo articulado ao nível europeu, com implementações nacionais, a decorrer de janeiro de 2016 a junho de 2017. Este ciclo tem como tema “capacitar todos os jovens para a participação numa europa plural, interconectada e inclusiva: preparar para a vida, preparar para a sociedade”. Em Portugal, o CNJ comprometeu-se a realizar a auscultação de grupos de jovens entre abril e outubro de 2016 (1ª fase do ciclo). Na 2ª fase, os resultados serão debatidos ao nível europeu para se poderem transformar em recomendações de ação. Finalmente, na 3ª fase do ciclo, será consensualizada uma Implementation Toolbox (em abril de 2017) que se traduz num “caderno de encargos dos cidadãos jovens europeus” para as instituições europeias e órgãos de soberania nacional.