O Dia Mundial do Animal, assinalado a 4 de outubro, foi comemorado em Lagos com diversas iniciativas que passaram por uma Cãominhada, exposições, um seminário e demonstrações de atividades com cães, entre outras. Os dias 8 e 9 de outubro encerraram o programa com cerca de 1200 pessoas a visitarem o Zoo de Lagos, resultado de uma parceria estabelecida entre o Município, o parque temático e a ONDA. Da receita angariada com os ingressos, aproximadamente 1200 euros será doada pelo Zoo de Lagos para a Associação Animais de Rua.
O programa teve início, no dia 2 de Outubro, com uma «Cãominhada» que aconteceu lado a lado com a Marcha do Coração, exposições e demonstrações de atividades com cães. No dia 4, a autarquia promoveu, no Centro Cultural de Lagos, um Seminário sobre os Direitos dos Animais, cuja abertura dos trabalhos foi conduzida pela Vereadora da Câmara, Sara Coelho, e que contou com vários convidados, destacando-se o deputado do PAN – Partido das Pessoas, Animais e Natureza. André Silva defendeu, na ocasião, a extensão da proteção jurídica atribuída aos animais domésticos a outros animais como forma de travar os maus tratos a animais registados no país.
O seminário contou ainda com intervenções de Joana Sousa (Zoo de Lagos: Papel dos zoos na conservação das espécies), de João Rodrigo Pinto (Casa da Buba: Cão de Água Português - nadador/salvador), do Subcomissário Tiago Jacinto (PSP: Crimes contra animais, inseridos no Código Penal) e do Comissário Regional da Delegação de Faro do PAN Paulo Batista (PAN: Direito moral dos animais de companhia). Por seu turno, a vereadora Sara Coelho aproveitou a ocasião para destacar os projetos e ações que o Município de Lagos tem desenvolvido, e acarinhado, para garantir o respeito pelos direitos dos animais consagrados na Declaração Universal proclamada pela UNESCO, assim como no ordenamento jurídico nacional, o apoio que se tem prestado a associações de defesa do animal, a campanhas diversas e a projetos de voluntariado (escolar e de outro âmbito).
Sara Coelho lembrou igualmente as melhorias que têm sido promovidas, ao longo dos anos, nas condições de instalação e funcionamento do Canil Municipal de Lagos, equipamento que está licenciado, desde o dia 1 de Fevereiro de 2012, como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Lagos e tem, atualmente, capacidade para albergar 42 cães e sete gatos. De referir ainda que, na sequência da proposta votada em 2015 no âmbito do Orçamento Participativo, a Câmara Municipal de Lagos está a lançar o procedimento para a empreitada de construção de um cemitério para animais, dando corpo ao princípio consagrado no artigo 13.º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, segundo o qual «o animal morto deve de ser tratado com respeito».
O cemitério será implantado na Rua do Bairro da Abrótea, em terreno municipal, contando numa primeira fase com 60 unidades de inumação aeróbia («gavetões»), com dimensões diferenciadas para animais de grande, médio e pequeno porte. O custo estimado para a obra é de 40 mil euros, acrescido do IVA, prevendo-se que a mesma seja iniciada até ao final do corrente ano.