No âmbito do programa «Cycling and Walking», a Odiana recebeu, no início de outubro, dois técnicos, da AMAL e RTA, equipa que se encontra a desenvolver uma aplicação para registo de ocorrências nas rotas âncora do Algarve, nomeadamente rotas cicláveis e pedestres. Esta pretende ser uma ferramenta de apoio à gestão do território com base na plataforma da AMAL «City as a Platform», uma aplicação digital de report.
Ambas as equipas deslocaram-se ao terreno e percorreram um breve troço da GR15 para testar a app. A plataforma estará disponível para os técnicos das entidades com responsabilidade na implementação e gestão das rotas e permite registar qualquer tipo de ocorrência, em termos de descrição e georreferenciação, de modo a que qualquer elemento técnico possa ser informado da ocorrência e tratar da sua resolução.
A grande meta é localizar, gerir e solucionar, com a maior brevidade quanto possível, ocorrências que se possam registar nas vias cicláveis/ pedestres e que impeçam o turista/residente do usufruto da mesma. Registos como sinalética danificada ou ausente, lixos ou detritos no decorrer do traçado, questões de segurança ou interrupção da via, são alguns dos casos que podem ser detetados na plataforma. A ressalvar que esta aplicação encontra-se em fase de teste.
A GR15 é uma rota pedestre que atravessa três concelhos, desde o litoral, barrocal e serra. São cerca de 65 quilómetros de rota pedestre, desde Vila Real de Santo António, passando por Castro Marim e terminando em Alcoutim (ou vice-versa). O programa «Cycling & Walking» 2016-2019 visa a reabilitação e estabelecimento de novas rotas para passeios pedestres/bicicleta, criação de mapas com oferta integrada, aposta na divulgação e criação de uma rede  de serviços de apoio que melhore a experiência e corresponda às necessidades da procura, com o objetivo de combater a sazonalidade no destino. Trata-se de uma parceria institucional constituída pela Amal, ERTA, ATA e Turismo de Portugal.