Foi deliberado, no dia 27 de setembro, pela Câmara Municipal de Albufeira atribuir o nome de João Bailote à Galeria Municipal (contígua ao Auditório Municipal). Este é o corolário de um conjunto de iniciativas que a autarquia tem vindo a promover em nome de João Barreto Bailote desde a sua morte, a 25 de Outubro de 1986, com destaque para a atribuição do seu nome a uma rua e a realização de diversas exposições.
Volvidos 30 anos, a sua terra natal (nasceu a 11 de julho de 1913) ostenta finalmente uma Galeria com o seu nome, sendo que Bailote foi um dos pintores mais respeitados pelos seus pares entre os anos 40-60. Urbano Tavares Rodrigues, Mário Dionísio, António Charrua, Marcelino Vespeira e Cruzeiro Seixas são apenas alguns dos muitos amigos que tinham a sua obra em elevada estima. Sendo um dos pintores que mais vendeu em Portugal e no estrangeiro entre as décadas de 60-80, João Barreto Bailote, filho de um pescador de Albufeira falecido no mar em 1923, vai ter igualmente o primeiro livro com crítica sobre o seu trabalho, intitulado «Bailote: o pintor do Oposto», da autoria de Luísa Monteiro.
A cerimónia de aposição do nome vai ter lugar a 25 de outubro, terça-feira, às 18h e vai contar com a oferta de um póster de um dos seus quadros a todos os presentes. Possuindo desde os anos 30 o «Café Bailote», na Rua 5 de Outubro, o pintor fez daquele espaço a primeira Galeria de Arte do Algarve. Era o ponto mais procurado por estrangeiros e intelectuais do país quando se deslocavam à região, pelo que em 1996 lhe foi atribuído o Diploma de Mérito Turístico (a 27 de setembro), pelo então Secretário de Estado do Comércio e Turismo, Jaime Serrão Andrez. Também o Município de Albufeira o congratulou com a Medalha de Mérito Municipal - grau ouro, numa cerimónia ocorrida a 20 de junho de 1997.