A partir de outubro e até maio de 2017, o Município de Portimão apresenta diferentes projetos artísticos aprovados no âmbito do Programa «365 Algarve», uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia (com a Secretaria de Estado do Turismo) e da Cultura, financiada pelo Turismo de Portugal e concretizada pela Região de Turismo do Algarve, pelos agentes culturais locais e respetivos Municípios. No âmbito das diferentes candidaturas apresentadas pelo Município, pelas Associações Dancenema e ArtedoSul, foi desenhada uma grelha programática assente em três projetos que privilegiam as artes visuais, a gastronomia, a dança e a música erudita.
Fazer Render o Peixe em Portimão_ Museu de Portimão é um projeto onde a arte contemporânea e a gastronomia se cruzam em torno do mar e cultura algarvia, propondo pela mão de artistas e chefs, de renome nacional e internacional, vários momentos de inesperada e criativa fusão entre sabores e artes visuais inspiradas na especificidade do território e riquezas marinhas da região. O programa proposto pelo Município, através do Museu de Portimão, decorrerá durante oito meses, tendo esse equipamento como palco, e conta com a direção artística da associação Aspas e Parênteses.
A dupla que marcará a abertura do ciclo «Fazer Render o Peixe em Portimão», agendada para o dia 27 de outubro, às 18h, é composta pelo artista Kwame Sousa, autor da exposição «Um Olhar Sobre o Peixe Seco», e pelo chef André Magalhães, responsável pelos aromas e sabores de uma Cataplana de Litão com Algas, recriação de um prato típico da região, que será dado a degustar aos presentes e se juntará à evocação das cores e tradição do peixe seco no Algarve, promovida pelas telas de grande formato do artista santomense.
Até ao dia 18 de Dezembro, em contraponto com a obra de Kwame Sousa, também terá oportunidade de conhecer o vídeo realizado por Tiago Pereira, videasta e divulgador conhecido pelo projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. Trata-se do primeiro episódio da série «Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria», dedicado precisamente ao litão, preparado pela mão do chef, crítico e gastrónomo André Magalhães. Nesta ocasião será dada a conhecer aos visitantes e jornalistas a programação, que até maio trará ao Museu de Portimão exposições, momentos gastronómicos com assinatura de autor, instalação de trabalhos em pintura, escultura, fotografia e vídeo, a que se juntarão performances, jantares, demonstrações e ações promocionais dedicadas aos produtos do mar e da gastronomia regional algarvia.
O Entrelaçados – Festival de Dança Contemporânea, organizado pela Associação Dancenema, com o apoio da Câmara Municipal, volta a trazer ao palco do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a conhecida e galardoada companhia de dança Quorum Ballet. Entre 1 e 6 de novembro, a cidade celebra a expressão artística nas suas diferentes vertentes acolhendo, em vários palcos, os bailarinos, criadores e companhias que integram sete espetáculos e vários workshops que se entrelaçam com uma exposição de fotografia «Portimão, Dança e Arte», da autoria de Cristina Cláudio e Dancenema, com inauguração marcada para o dia 1, às 16h, na Casa Manuel Teixeira Gomes e uma Feira de Sabores, nos dias 4 e 6, das 15h às 22h, na Casa das Artes.
Destaque para os espetáculos da companhia de dança contemporânea Quorum Ballet que no dia 5 de novembro, às 21h30, traz ao TEMPO as obras «Excentric Concentric» + «Mesa» e para a peça da autoria de Maurícia Barreira Neves «This is not a love story. This is A and B», que sobe ao palco do Pequeno Auditório, no dia 3, às 21h30.
O Concerto de Ano Novo, pela banda da Força Aérea, agendado para o dia 7 de janeiro, às 21h30, marcará o início do ciclo de música erudita, que durante cinco meses levará até ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vários espetáculos. Ainda nesse mês, destaque para, no dia 21, às 16h, o bailado «Quebra-nozes», pela Companhia de Dança do Algarve.
Fevereiro é marcado, no dia 4, às 16h, pelo espetáculo «Vila Lobos em movimento», pela Academia de Música de Tavira e no dia 18, às 21h30, realiza-se a 1ª edição do Festival Piano do Algarve com um concerto a 4 mãos, por Mário Laginha e Armando Mota, acompanhados pela Orquestra Sinfónica Euro-Atlântica, sob a Direção Artística do Maestro Osvaldo Ferreira. Em março, o programa contempla todos os sábados, às 21h30, concertos que contam com a participação de vários pianistas de renome como Mário Laginha, Pedro Burmester, António Rosado, Armando Mota e Borja Otero. Marialena Fernandes e Ranko Markovic são o duo de pianistas convidados a subir ao palco no dia 8 de abril, às 21h30, e para encerrar o ciclo de espetáculos, nos dia 6 e 7 de maio, entrará em cena a Companhia de Ópera do Porto, com Ópera de Mozart «Cosi fan Tutti».