Mais de 40 personalidades foram entronizadas na Confraria da Cerveja numa cerimónia que teve lugar, no dia 14 de outubro, em Faro. Depois da entrega dos símbolos, da confirmação da aceitação e da assinatura do Livro de Honra, houve lugar à tradicional bênção e proclamação do compromisso e brinde à cerveja, seguindo-se um cortejo pelas ruas de Faro dos novos confrades.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Rogério Bacalhau (Presidente da Câmara Municipal de Faro), Raquel Strada (atriz e apresentadora), Maria Ana Bobone (cantora), Justa Nobre (Chef de Cozinha), Rui Reininho (músico e fundador do grupo GNR), Carlos Ferreira/Kalú (músico e fundador do grupo Xutos & Pontapés), Joana Schenker (Campeã Europeia de BodyBoard), Sandra Isabel Correia (fundadora e presidente da PELCOR), Cláudia Monteiro Aguiar (Deputada ao Parlamento Europeu), Luísa Salgueiro (Deputada na Assembleia da República), Carlos Marta (Presidente da Fundação do Desporto), Augusto Fontes Baganha (Presidente do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude), António Brigas Afonso (Subdiretor-Geral da Área de Gestão dos Impostos Especiais de Consumo da Autoridade Tributária e Aduaneira), Desidério Silva (Presidente da Região Turismo do Algarve), Ricardo Serrão Santos (Deputado ao Parlamento Europeu), Vítor Neto (Presidente do NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve), foram algumas das personalidades entronizadas na Confraria da Cerveja, no dia 14 de outubro. A XIV Entronização da Confraria da Cerveja realizou-se na capital algarvia, mais concretamente na Escola de Hotelaria e Turismo doe Faro, e reuniu diversos apaixonados de uma das mais antigas bebidas da história, celebrando a sua cultura, tradição e a relevante importância socioeconómica que tem em Portugal.
A cerimónia foi conduzida pelo Grão-Mestre Nuno Pinto de Magalhães e ficou marcada pela entronização de mais um Confrade de Honra Consumidor e pela presença de mais de 60 atuais membros da Confraria da Cerveja, dos quais se destacam nomes como: Rui Lopes Ferreira (Presidente da APCV – Associação), Comendador Mário Pereira Gonçalves (Presidente da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares), João Paulo Girbal (Presidente da Centromarca), Nuno Morais Sarmento (PLMJ – Sociedade de Advogados), Michael Suhr (Embaixador da Dinamarca), Luís Mira Amaral (Sociedade Portuguesa de Inovação), Alberto da Ponte (anterior Grão-Mestre), entre outros. O programa arrancou com as palavras de boas-vindas da parte do Grão-Mestre, que garantiu ser um enorme prazer esta cerimónia realizar-se pela primeira vez no Algarve, e em Faro. “Temos procurado, nestes 13 anos de existência, quebrar preconceitos e mitos, bem como salientar a importância deste setor ao nível da inovação, do investimento, da empregabilidade, da promoção da agricultura nacional, da preocupação com os pilares da sustentabilidade e do consumo moderado e responsável. Mas também do seu papel exportador, da sua ligação à cultura, desporto e lazer, e do seu forte contributo e impacto ao longo de toda a cadeira de valor da economia nacional”, afirmou.
Nuno Pinto de Magalhães mostrou-se preocupado com a descida de 23 por cento do consumo per capita de cerveja em Portugal desde 2008, atingindo o valor de 46 litros/ano em 2015. “Contudo, não posso deixar de destacar a importância que o crescimento do turismo tem tido na categoria, permitindo suster ou minimizar a queda mais agravada do consumo de cerveja. Ainda assim, continuam a existir algumas medidas macroeconómicas com impacto penalizar para o setor cervejeiro”, lamentou o Grão-Mestre, falando de uma discriminação em relação ao vinho. “A cerveja tem um IVA de 23 por cento, enquanto o vinho tem 13 por cento de IVA, apesar da contribuição do setor cervejeiro para o PIB ter ultrapassado 1,7 mil milhões de euros em 2014”.
Independentemente desta situação, a cerveja permanece uma bebida de referência dos portugueses em momentos de convívio, celebração e amizade, num mercado altamente competitivo, dinâmico e inovador. “Sem prejuízo da nossa saudável competitividade comercial, temos que prosseguir na construção da cultura cervejeira, valorizando as nossas origens milenares e a naturalidade da nossa categoria, continuando a apostar na inovação, numa cada vez maior ligação à gastronomia, na oferta de novas experiências e ocasiões de consumo, na aproximação à mulher como elemento decisor e de sofisticação. Assim, conseguiremos imprimir uma maior diferenciação e notoriedade à cerveja”, concluiu Nuno Pinto Magalhães, antes de se proceder à bênção aos novos confrades e à proclamação do Compromisso e Brinde à Cerveja.
Criada em abril de 2003, como entidade sem fins lucrativos, a Confraria da Cerveja conta já com mais de 500 Confrades, número que aumenta todos os anos aquando da Entronização anual, que convida figuras públicas e líderes de opinião (Confrades de Honra), parceiros do negócio cervejeiro português (Confrades Protetores) e colaboradores das cervejeiras (Confrades Mestres) a integrarem este grupo de apaixonados pela Cerveja, tornando-se seus Embaixadores em Portugal e contribuindo para a sua divulgação, prestígio e dignificação. Quanto às confrarias, remontam à Idade Média, época em que os mestres de cada ofício se organizavam nas chamadas irmandades mesteirais com o objetivo de defender interesses comuns ligados à sua atividade, e é nesta altura que nascem as primeiras confrarias de mestres cervejeiros.
Inspirada na tradição das irmandades, no reconhecimento da importância da cerveja enquanto símbolo de convivialidade, partilha e celebração, e na defesa da arte cervejeira enquanto atividade de relevo para a economia portuguesa, aparece então a Confraria da Cerveja, fruto do sonho e vontade de sete personalidades deste setor, designadamente António Augusto Monteiro Ferreira, João Manuel Jacques de Carvalho e Sousa, José Manuel dos Santos Pinto, Luís Filipe de Almeida Malha Valente, Manuel Ferreira De Oliveira, Paulo Tiago Mesquita de Araújo Ferreira Duarte e Pedro Manuel Baptista Moreira da Silva. A Confraria da Cerveja promove a paixão pela cerveja em Portugal através da rede de confrades e das atividades que desenvolve ao longo do ano, sem nunca esquecer a sua cultura e os momentos de convívio que proporciona. Em simultâneo, destaca o contributo que dá a todos os setores da economia nacional, a sua presença ao longo da história do homem, a abrangência dos seus apreciadores, os benefícios que proporciona quando consumida com moderação.
Acima de tudo, esta Confraria sustenta a ideia que o consumo de cerveja é um ato de celebração de prazer para todos os sentidos. Para além de entronizar líderes de opinião que representam os valores cervejeiros, promove, no seu dia-a-dia, a cerveja e os seus atributos e benefícios através da partilha de experiências e rituais cervejeiros. Os Confrades são motivados para participarem em iniciativas cervejeiras e são criados fóruns e eventos onde possam desenvolver o seu espírito de comunidade cervejeira e viver os valores da cerveja.