As obras de conservação e restauro dos estuques localizados na cúpula do edifício dos Paços do Concelho de Silves iniciam-se no dia 17 de outubro e estender-se-ão até 30 de novembro. A intervenção pretende consolidar todas as zonas do conjunto decorativo da cúpula de inspiração mudéjar/mourisca, já que há risco elevado de destacamento, podendo haver perigo para quem circula nesta zona do edifício. Simultaneamente, pretende-se preservar um trabalho executado aquando da construção do espaço, em finais do século XIX (a partir de 1884), início do século XX, segundo projeto de Gregório Nunes Mascarenhas, executado pelo Mestre João Vitorino Mealha.
Assim, serão colocados andaimes em sítios onde circulam pessoas e será criada uma plataforma fechada, que separa totalmente a escadaria dos estuques, para que não exista a possibilidade de queda de materiais. Ao longo dos primeiros quatro dias de trabalhos serão colocadas estas estruturas, pelo que se pede a trabalhadores e visitantes do espaço a maior atenção e cuidado nas suas movimentações, de modo a não perturbar os trabalhos, evitando circular ali durante os momentos da montagem.
O trabalho de preservação dos estuques propriamente dito será executado pelas técnicas do Sector de Conservação e Restauro da autarquia, que têm vindo a analisar o espaço, os materiais e todas as necessidades de intervenção a que esta obra obrigará. “Pedimos a maior compreensão de todos, pois haverá maiores dificuldades de circulação no local durante algum tempo, mas era da maior importância intervir para que pudéssemos preservar um espaço que é único e que tanto nos orgulha”, afirmou Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves. “Temos que aproveitar o facto de termos técnicos altamente qualificados e capazes de realizar este trabalho. Restaurar não é deixar novo, mas é proteger o que existe e garantir que está preservado para as gerações vindouras e é essa a nossa grande obrigação e objetivo”, reforçou a edil.