A primeira sessão do Ciclo de Conferências «Encontro com os Mestres», da responsabilidade do Conservatório de Música de Olhão, acontece, no dia 5 de novembro, pelas 17h, no Auditório João Charrão. O projeto pretende ser um complemento à apreciação musical, de forma a tornar um mero ouvinte num ouvinte crítico e conhecedor. Desta forma, a organização ambiciona incentivar alunos de música, professores e restante comunidade a ampliar a sua forma de ver e ouvir música e músicos.
O Ciclo é constituído por temas que despertam a curiosidade para continuar a saber mais e melhor sobre Música, tais como: Escutar os Clássicos; O símbolo na música clássica; Melodia e harmonia - linha e perspetiva (profundidade) na arte dos sons; Como, ao longo dos últimos mil anos, as necessidades dos compositores e do público foram modelando a matéria-prima com a que trabalham os músicos; O Timbre- Diferentes tipos de Sons que funcionam como as diversas cores de um quadro… A Orquestra de Haydn, Beethoven, Berlioz, Strauss, Debussy, Ravel… Stravinsky, Messiaen, Berio, Penderecki… Uma volúpia de sons para descobrir ; Viagem ao interior de uma grande obra; etc. Aqui, o contemporâneo cruza-se com o passado e os pontos de vista insurgem as ideias, para assim se criarem bons públicos.
As conferências serão preparadas pelo conferencista/orador, Professor Doutor Roberto Alejandro Pérez, que nasceu em Buenos Aires em 1958. Foi nesta cidade que estudou piano e composição com os mestres Zbigniew Neuhoff e Jacobo Ficher. É licenciado em Direção de orquestra pela Faculdade de «Artes y Ciências Musicales» da Universidade Católica Argentina e trabalhou na Universidade Federal da Bahia. Veio para Portugal em 1988 e, desde então, vem desenvolvendo uma carreira como pedagogo, maestro, compositor e escritor.
Atualmente, é professor na Escola Superior de Música de Lisboa, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, e coordenador da área artística do CEDIM. Acredita na partilha, na doação e na espiral que nos eleva (ou nos translada) a outras dimensões da nossa existência. Serão, por isso, momentos dinâmicos e de partilha com o público, em que exemplos de música ao vivo ao piano, e não só, serão alvo de espírito crítico e motivador.