O Conselho Estratégico da InvestAlgarve, Rede de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social da Região do Algarve, promovida pela AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, Universidade do Algarve, NERA e ANJE, reuniu pela primeira vez, no dia 14 de outubro, para debater as ambições e os anseios de um projeto que resulta da cooperação entre diferentes entidades e instituições da região algarvia. Funcionando como uma rede de parceiros, o projeto InvestAlgarve nasceu com o objetivo de potenciar o desenvolvimento económico da região, através da criação de sinergias entre instituições e municípios através de um trabalho de proximidade e concretizado em parceria. As entidades parceiras assumem, neste âmbito, o papel de facilitadores de procedimentos com o intuito de orientar o empreendedor a concretizar o seu investimento.
Enquanto região com forte potencial numa ampla diversidade de setores, o Algarve tem no projeto InvestAlgarve um mecanismo de reforço da ação estratégica regional e um contributo para tornar a região ainda mais atrativa à aplicação de investimento, incentivando à iniciativa empresarial. “Este primeiro encontro marca um momento decisivo num percurso que se tem vindo a construir em conjunto e com o envolvimento de todos os parceiros, a única forma de garantir que esta rede funcione em pleno e seja a alavanca que falta para fazer avançar a economia e o tecido empresarial da região”, considerou o Presidente da AMAL, Jorge Botelho. Por sua vez, Luís Mira Amaral, administrador executivo da Sociedade Portuguesa de Inovação, SPI, sublinhou que “o investimento é essencial para a promoção da economia e para gerir conhecimento” e admitiu, em relação à iniciativa liderada pela AMAL, que é “muito interessante a criação desta estrutura enquanto sistema de resposta para a produção de incentivos ao investimento na região”.
Para o ano de 2017, o InvestAlgarve assume novos compromissos, como germinar gabinetes InvestAlgarve nos municípios da região, dar continuidade à realização de sessões de capacitação e apresentar o Algarve como forte candidato ao Prémio «Região Empreendedora Europeia», atribuído anualmente pela Comissão Europeia em parceria com o Comité das Regiões.