No próximo dia 21 de outubro, pelas 21h30, sobe ao palco do Cine-Teatro Louletano a Orquestra Clássica do Sul, para mais um entusiástico concerto integrado no ciclo «Loulé Clássico», que em 2016 se centra na temática dos Grandes Concertos Românticos. Serão interpretadas obras de Tchaikovsky, Glazunov e Haydn, num concerto dirigido pelo Maestro Titular Rui Pinheiro com o violoncelista Kiril Zlotnikov como solista convidado.
O crescimento da importância do virtuose no século XIX deu origem a uma procura de obras que lhe fornecessem o cenário impressionante da orquestra sinfónica. O concerto em que se destacava o solista tornou-se uma parte indispensável do programa sinfónico, juntamente com as sinfonias, aberturas, suites e poemas sinfónicos. Em geral, o concerto romântico seguiu a estrutura do concerto clássico tal como foi estabelecido por Mozart: uma obra em três andamentos, o primeiro allegro em forma sonata, ofuscando em importância o andamento lento e o final.
Nestes concertos, em que se revisitam grandes compositores (dos mais aos menos conhecidos do grande público), destaca-se também o espaço «À Conversa com…», que decorre no período que antecede o espetáculo, no qual o público tem a oportunidade de conviver com o maestro ou o solista. O espetáculo tem a duração de 70 minutos, dirige-se ao público em geral e tem um custo associado por pessoa de 8 euros. É uma coprodução da Orquestra Clássica do Sul e da Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano.