No âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas, a Câmara Municipal de Vila do Bispo conquistou o 2.º lugar no ranking relativo a «Participação Pública», no universo dos 308 municípios. O evento da apresentação dos resultados e a entrega dos respetivos trofeus decorreu, no dia 17 de outubro, no Auditório da Microsoft, em Lisboa, onde o município de Vila do Bispo se fez representar pelo seu presidente, Adelino Soares.
Estes dados são o resultado de um estudo elaborado pelo (Gávea) - Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho e tem como objetivo de avaliar a presença na Internet das câmaras municipais portuguesas e assim retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e do nível da sua relação eletrónica com os munícipes. Para o estudo agora divulgado foram analisados, durante o ano de 2014, os sítios Web em função de quatro grandes critérios, nomeadamente: Critério 1 - Conteúdos: Tipo e Atualização; Critério 2 - Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização dos sítios Web; Critério 3 - Serviços Online; Critério 4 - Participação.
O quarto critério apresentado «Participação», onde Vila do Bispo foi classificada em 2.º lugar, é o que se dedica aos mecanismos de participação que as Câmaras Municipais disponibilizam ao cidadão através da Internet. Este critério é analisado com base na avaliação efetuada de seis indicadores: «Canais de contacto direto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões», «Espaços Web1.0 criados para discussão e auscultação de opinião», «Presença nas redes sociais», «Contexto específico de participação - Participação de ocorrências»; «Contexto específico de participação - Orçamento Participativo» e «Contexto específico de participação – Processo de revisão do PDM». “Este resultado é um motivo de orgulho para o município e mostra que Vila do Bispo está no caminho certo na forma como comunica com a população através da Internet”, considerou Adelino Soares.