Tiveram lugar, no fim-de-semana de 15 e 16 de outubro, os Campeonatos Absolutos de OBTT 2016, integrados no «V OBTT Idanha-a-Nova», que contou com duas provas de distância média, ambas a contar para a Taça de Portugal 2016, da modalidade. O evento foi organizado pela Associação dos Deficientes da Forças Armadas de Évora e teve o apoio das autoridades autárquicas locais, bem como da Federação Portuguesa de Orientação.
O BTT Loulé/BPI participou nos campeonatos absolutos com 16 atletas, dos quais oito das categorias de jovens, confirmando-se o que tem sido hábito, ou seja, é o clube com mais jovens a participar nas provas da Taça de Portugal do O-BTT (Orientação em BTT). Face à ausência de Davide Machado (.COM), João Ferreira, do CAB, venceu o experiente Daniel Marques, do COC, ficando o 3.º lugar para o surpreendente jovem atleta sub-20, Duarte Lourenço, do BTT Loulé/BPI. Em 4.º ficou Marco Palhinha, do CP Abrunhos e o 5.º classificado foi o atleta do NADA, Luís Barreiro.
Na categoria feminina, a veterana Susana Pontes, do COC, venceu por escassos segundos Ana Filipa Silva, do CPOC. Em 3.º lugar classificou-se a jovem sub-17, Marisa Costa, do COA. Em 4.º e 5.º lugar ficaram, respetivamente, Rita Gomes, do BTT Loulé/BPI e Noémia Magalhães, dos Amigos da Montanha. Na classificação coletiva, destes campeonatos absolutos, os vencedores foram: em femininos, a equipa do BTT Loulé/BPI; em masculinos, o CP Abrunhos.