A Beta Talk Portimão está de regresso ao Café Concerto do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, no dia 17 de outubro, para dar a conhecer dois percursos empreendedores que inspiraram a criação de novos espaços em cidades do barlavento algarvio e abriram portas para novas moradas onde há lugar para projetos e conceitos inovadores, convívio e se respira bem-estar, criatividade e bom gosto. A partir das 19h, vai-se estar à conversa com Célia Real, cofundadora e responsável operacional do projeto Mar d’Estórias, que este ano nasceu no centro histórico da cidade de Lagos e Sílvia Duarte, Professora de Yoga/Pilates e Co-Fundadora do Villa Prana – Guesthouse & Therapies, em Portimão.
Célia Real nasceu em Lisboa, mas viveu quase toda a sua vida na zona do Ribatejo. Formou-se em Hotelaria e Turismo, área onde trabalhou durante alguns anos, tendo tido a sua primeira experiência profissional em Carvoeiro, onde cresceu a sua paixão pelo Algarve, região onde sempre idealizou viver. Seguiram-se alguns trabalhos na área administrativa, de secretariado e na empresa de família, no ramo dos materiais de construção. Por motivos pessoais, em 2007 decide ir em busca do seu sonho, deixando tudo para trás e arrisca um novo recomeço rumo ao Sul do País.
Sagres foi a vila eleita para se instalar com a sua família, em busca de um trabalho que alimentasse a sua paixão: o artesanato. Em 2013, por intermédio de uma amiga, conhece o empresário Luís Ledo e imediatamente a partilha de ideias e gostos comuns geram uma enorme empatia entre ambos. Após três anos de obras, pesquisa e borbulhar de ideias, no Verão de 2016 nasce no coração de Lagos o «Mar d’Estórias», um espaço inovador de valorização de tudo o que é português. Localizado em plena zona histórica da cidade, num edifício histórico e altivo de três andares, onde até as paredes contam histórias, o «Mar d’Estórias» é um espaço labiríntico que intersecta as diferentes secções de loja, café/bistro, galeria de arte e bar-terraço com vista sobre o mar, lançando o convite para mergulhar num «mar» de memórias e vivências que caracterizam o melhor de Portugal.
Sílvia Duarte é natural de Portimão e iniciou o seu percurso na Área de Saúde e Bem-Estar em 1989, na cidade de Londres, onde lecionou durante cinco anos. Já em Portugal, e de regresso à sua terra natal, promoveu práticas pioneiras de entre elas se destacaram a fusão entre o Yoga, Pilates e Surf. Contribuiu desde então para artigos de várias revistas e jornais, tanto ao nível nacional como internacional. O Yoga promoveu alterações profundas no rumo da sua vida profissional e pessoal, apoiado no estudo e formação contínuos.
A realização de várias viagens espirituais que a levaram ao Nepal, Tibete, Tailândia e Índia, onde se casou, foram decisivas para a realização de um sonho e projeto antigo, com o seu marido e sócio - a implementação do Villa Prana – Guesthouse & Therapies, na cidade de Portimão. Mais do que uma guesthouse ou studio, é um espaço de saúde física, mental e espiritual. Este conceito/fusão inovador a nível nacional, visa promover a saúde e tranquilidade em espaço citadino. O studio disponibiliza aulas de yoga, pilates, assim como massagens várias, consultas de Medicina Ayurvédica, Acupuntura, entre outros, enquanto que a guesthouse visa promover um ambiente familiar e descontraído, apostado na promoção de retiros de yoga, ou até mesmo em alojamento de grupos, beneficiando de uma excelente localização entre a praia e o campo. Amante da Natureza, e dos Animais, acredita firmemente na máxima: "O que você semeia hoje irá colher amanhã".