A autarquia de Vila Real de Santo António entrega, esta semana, 50 kits de material escolar a meia centena de salas do pré-escolar e do primeiro ciclo. A medida abrange cerca de 1200 alunos e representa um investimento de 150 euros por sala. O kit distribuído aos alunos integra lápis de cor, marcadores, guaches, cartolinas, resmas de papel, borrachas, plasticinas, entre outros materiais didáticos, dotando as salas com os materiais necessários para todo o ano escolar.
Esta medida junta-se ao programa de atribuição gratuita de livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano letivo 2016-2017, orçamentado em 70 mil euros, ajudando desta forma as famílias a superar as dificuldades financeiras. “A estas valências, juntam-se os apoios em vigor no domínio das refeições, transportes, recursos humanos e manutenção do parque escolar, o que totaliza um investimento global de cerca 1,5 milhões no setor da educação, neste novo ano letivo”, destacou Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA.
De forma pioneira, VRSA continua a ser o único município do Algarve a disponibilizar, de forma gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde. Relativamente aos apoios sociais no primeiro ciclo, a Câmara Municipal prevê auxiliar mais de 300 alunos, no caso do escalão A, e cerca de 150 alunos, no escalão B. Em paralelo, a autarquia possui ainda diversos programas de desporto escolar, nomeadamente a «Escola Ativa», bem como o projeto «Já sei nadar», que, nos dois últimos anos, ensinou mais de um milhar de crianças a nadar.