O Município de Albufeira e a Associação do Conservatório de Albufeira renovaram o protocolo de colaboração que mantêm há vários anos, com vista a permitir a continuidade de projetos e iniciativas, nomeadamente na área cultural, educativa, atividades de lazer e ocupação de tempos livres dos alunos e beneficiários que frequentam as escolas de música e de dança da referida associação. O protocolo, que foi assinado no dia 3 de outubro, no edifício dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, e pelo presidente da direção da Associação do Conservatório de Albufeira, António Nóbrega, envolve uma comparticipação financeira no valor de 30 mil euros.
O Conservatório de Albufeira é uma associação sem fins lucrativos que tem por principal objetivo desenvolver projetos ou iniciativas de âmbito cultural e artístico nas áreas da música e da dança. Funciona em instalações cedidas pela Autarquia, em maio de 1997, possuindo paralelismo pedagógico para os Cursos Básicos, concedido pelo Ministério da Educação. Atualmente, acolhe uma média de quatro centenas de alunos, distribuídos pelas classes de Coro Infantil, Coro Vox Albuhera, Coro da Santa Casa da Misericórdia, Grupo de Canto e Movimento da Escola Alemã do Algarve, Grupo Tradicional, Orquestra de Acordeões, Orquestra de Cordas, Ensemble de Flautas, Orquestra Orff, Orquestra de Guitarras e Ballet. Colabora regularmente com diversas entidades ao serviço da comunidade local, nomeadamente através da organização dos grupos corais de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e do Centro Paroquial de Paderne e, ainda, com diversos empreendimentos turísticos através da realização de espetáculos que contribuem para mostrar o trabalho da escola e valorizar a experiência artística dos alunos.
Carlos Silva e Sousa reconheceu que esta Associação tem vindo, ao longo dos seus 20 anos de existência, a desempenhar um trabalho meritório na formação cultural de várias gerações de jovens albufeirenses, “não só no que diz respeito ao projeto educativo do próprio Conservatório, mas também ao nível da divulgação da música e da dança junto das escolas do 1.º Ciclo”. Recorde-se que já passaram pelo Conservatório de Albufeira nomes conhecidos do panorama artístico nacional, com destaque para Filipa Sousa (vencedora do Festival RTP da Canção em 2012) e João Frade (campeão mundial de acordeão).