O Mercado de Vinhos do Campo Pequeno está de volta e com mais novidades. De 28 a 30 de outubro, a mítica praça lisboeta vai receber mais de 100 produtores de vinhos de qualidade de várias regiões do país, naquele que já é considerado como um dos mais importantes eventos do panorama vitivinícola nacional. Assumindo-se como uma das últimas tendências de consumo em Portugal, os vinhos do Algarve vão ter especial destaque nesta edição, sendo representados por uma amostra de excelência que, combinando a tradição e a inovação, têm posto estes vinhos na mesa dos portugueses e nas bocas do mundo.
Durante três dias, os 10 mil visitantes esperados poderão provar e comprar uma vasta seleção dos melhores vinhos portugueses, além de terem a possibilidade de participar em provas, workshops e iniciativas, levadas a cabo por alguns dos mais conceituados produtores, enólogos e escanções do país. "O Mercado de Vinhos assume-se cada vez mais como uma montra de referência do mercado vitivinícola nacional. Para os pequenos produtores, cujos vinhos não se encontram nas grandes superfícies, esta é uma oportunidade única para darem a conhecer vinhos de excelente qualidade a novos consumidores, além de cimentarem a sua presença junto de um público fiel", refere Tomás Caldeira Cabral, responsável pela organização.
Dos clássicos de sempre às novas estrelas, do Douro ao Alentejo, passando pelo Dão, Península de Setúbal, região do Vinho Verde, Lisboa, Tejo, e Açores, a seleção da quinta edição do Mercado de Vinhos promete agradar até ao mais exigente dos palatos. E para aqueles que não dispensam um petisco para acompanhar o vinho, o Campo Pequeno vai reunir 20 reconhecidos produtores de iguarias típicas portuguesas, como queijos, enchidos, presuntos, pão e azeites, entre outros produtos de excelência que resultam da utilização das mais ancestrais técnicas de fabrico e que revivem o gosto dos nossos avós trazendo os paladares antigos ao consumidor atual.
Da responsabilidade da Associação de Escanções de Portugal são os workshops, onde os apreciadores mais curiosos terão a oportunidade de se iniciarem à prova, conhecer vinhos antigos ou aprenderem a harmonizar vinhos com pratos gastronómicos, entre outros temas. Mais uma vez, a Taberna do Mercado regressa com os clássicos petiscos gourmet e degustação de vinhos.