O envelhecimento leva a um aumento das doenças crónicas e degenerativas que comprometem cada vez mais a qualidade de vida, nomeadamente ao nível da atenção, memória, capacidade percetiva e espacial, funções executivas e a velocidade de processamento da informação, o que dificulta o dia-a-dia dos idosos e tem consequências graves em termos de saúde pública. Em Portugal existem cerca de 153 mil pessoas com demência, situação que se prevê venha a duplicar já em 2040.
Consciente da situação, o Município de Albufeira pretende dar resposta ao problema a nível local, através da realização de Oficinas Terapêuticas, que colocam ao dispor da população um conjunto de soluções que visam retardar a evolução da doença, aliviar o sofrimento psicológico e melhorar a qualidade de vida dos idosos com demência. Estimular a função cognitiva a nível individual e em grupo; promover a autonomia em atividades de vida diária, fomentar competências sociais e culturais e prevenir o isolamento, são alguns dos objetivos específicos que se pretende alcançar com a ação.
As intervenções integram Terapia de Orientação para a Realidade, Terapia da Reminiscência, Arte Terapia, Estimulação Cognitiva e Mindfulness. A ação envolve, assim, atividades que promovam as capacidades cognitivas e funcionais, estimulem a autonomia e o retardar da doença, e está a decorrer desde o dia 18 de outubro, no Parque Lúdico da cidade, às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, prolongando-se durante os próximos seis meses.