O «Água Jovem» tem sido, ao longo dos últimos anos, um dos projetos educacionais que mais sucesso tem alcançado na região algarvia, movimentando as escolas de todos os 16 municípios com uma média de cerca de 500 participantes ano. Este sucesso deve-se, não apenas ao grande envolvimento e dedicação que é entregue ao Projeto pelas entidades promotoras do mesmo, mas pelas temáticas de elevado interesse que todos os anos são lançadas a discussão e pelo empenho dos docentes em todo o processo.
O Projeto Água Jovem para este ano letivo acabou de ser lançado, já sendo possível às escolas proceder à sua inscrição. O concurso tem como objetivo sensibilizar os jovens do Algarve para o conhecimento e a preservação do património Água e é destinado a todos os jovens que frequentem o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Algarve. Promovido pela Águas do Algarve, Agência Portuguesa do Ambiente IP (APA- ARH Algarve) e Mundo Aquático SA (Zoomarine), conta ainda com o apoio de outras entidades, como sejam o Grupo Hubel, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços Região Algarve (DGEstE- DS Algarve), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.- Departamento da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve (ICNF) e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
Os temas selecionados para este ano letivo são dois: I – O Turismo sustentável e a gestão da água no Algarve; II – Lagoa dos Salgados. Como habitualmente acontece, todos os trabalhos terão apresentação pública no Fórum Água Jovem, que terá lugar no dia 22 de março de 2017, Dia Mundial da Água.